DADA A COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM É PRECISO ENSINAR AOS ESTUDANTES PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS EM SI, DESENVOLVER AUTONOMIA E TOMADA DE DECISÃO PARA COMPREENDER OS PORQUÊS E COMO DE SE ESTUDAR E FAZER CIÊNCIAS. PARA ISSO, O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO ENTRA NESTE ESTUDO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO APRENDIZ. DADO O POTENCIAL ATIVO, DIVERSIFICADO E CONSTRUTIVISTA DESTA METODOLOGIA, BUSCA-SE RELAÇÕES EMINENTES COM A TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. TAL RELAÇÃO NÃO FOI TÃO EXPLORADA, TAMPOUCO QUANDO SE RESTRINGE À SUA VERTENTE, SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA. POR ISSO, ESTA PESQUISA BUSCA ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE A SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. COMO RESULTADO, PERCEBE-SE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO UM ARTEFATO CULTURAL IMPRESCINDÍVEL PARA A EDUCAÇÃO E NECESSITA DE RIGOROSO PLANEJAMENTO FUNDAMENTADO, QUE SE EMBASA NAS CONSTRUÇÕES DE TEÓRICOS COGNITIVISTAS CONSTRUTIVISTAS.