Artigo E-book IV CONAPESC

E-books

ISBN: 978-65-86901-03-0

ANÁLISE COMPARATIVA DE DIFERENTES ARGILAS ORGANOFÍLICAS NO TESTE DE INCHAMENTO DE FOSTER

Palavra-chaves: ARGILAS ORGANOFÍLICAS, SURFACTANTES, SOLVENTES ORGÂNICO, , E-book AT 06: Engenharias - abordagens sobre Ensino e pesquisa
0 of 0
"2020-06-11 18:27:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64916 "edicao_id" => 119 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 1497 "titulo" => "ANÁLISE COMPARATIVA DE DIFERENTES ARGILAS ORGANOFÍLICAS NO TESTE DE INCHAMENTO DE FOSTER" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE ARGILAS COMO MATERIAIS ADSORVENTES TEM GARANTIDO AO PROCESSO DE SEPARAÇÃO POR ADSORÇÃO UMA TECNOLOGIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL E EFICIENTE. AS ARGILAS SÃO MINERAIS FINAMENTE DIVIDIDOS E SÃO FORMADAS ESSENCIALMENTE POR SILICATOS HIDRATADOS DE ALUMÍNIO, FERRO E MAGNÉSIO. NATURALMENTE AS ARGILAS SÃO HIDROFÍLICAS, MAS PODEM SER MODIFICADAS POR SURFACTANTES, AUMENTANDO, PRINCIPALMENTE, SUA SELETIVIDADE À COMPOSTOS ORGÂNICOS E TORNANDO-SE HIDROFÓBICAS OU ORGANOFÍLICAS. O TESTE DE INCHAMENTO DE FOSTER AVALIA A AFINIDADE DO SURFACTANTE COM AS MOLÉCULAS ORGÂNICAS DOS SOLVENTES, POR MEIO DA EXPANSÃO SOFRIDA PELA ARGILA SEM AGITAÇÃO E COM AGITAÇÃO DA MISTURA. DESSA FORMA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO A ORGANOFILIZAÇÃO DE DIFERENTES ARGILAS, COM OS SURFACTANTES CETRAMIDE, DODIGEN, PRAEPAGEM E GENAMIM, PARA SEREM AVALIADAS PELO TESTE DE INCHAMENTO DE FOSTER EM SOLVENTES ORGÂNICOS (GASOLINA E DIESEL). PARA EVIDENCIAR A INSERÇÃO DO SURFACTANTE NA ESTRUTURA, AS ARGILAS FORAM CARACTERIZADAS IN NATURA E ORGANOFILIZADAS PELA TÉCNICA DE DIFRATOMETRIA DE RAIOS - X (DRX). BASEADO NOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL AVALIAR QUE AS ARGILAS QUE SE DESTACARAM FORAM AS BETONÍTICAS (BSN-01 E BSN-03), ORGANOFILIZADAS COM O SAL GENAMIM® (CLORETO DE CETIL TRIMETIL AMÔNIO), PARA O TESTE DE INCHAMENTO UTILIZANDO COMO SOLVENTE A GASOLINA. PARA TANTO, ESTAS APRESENTARAM UMA EXPANSÃO ACIMA DE 40 ML DO SOLVENTE POR GRAMA DE ARGILA.A UTILIZAÇÃO DE ARGILAS COMO MATERIAIS ADSORVENTES TEM GARANTIDO AO PROCESSO DE SEPARAÇÃO POR ADSORÇÃO UMA TECNOLOGIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL E EFICIENTE. AS ARGI" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 06: Engenharias - abordagens sobre Ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "ARGILAS ORGANOFÍLICAS, SURFACTANTES, SOLVENTES ORGÂNICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "PROPOSTA_EV126_MD4_ID1497_09072019174755.pdf" "created_at" => "2020-06-11 18:33:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIANNE SILVA BATISTA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "THIANNE BARBOSA" "autor_email" => "Thianne.siilva@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "e-book-iv-conapesc" "edicao_nome" => "E-book IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2019" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-06-11 18:27:25" "publicacao_id" => 65 "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 64916 "edicao_id" => 119 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 1497 "titulo" => "ANÁLISE COMPARATIVA DE DIFERENTES ARGILAS ORGANOFÍLICAS NO TESTE DE INCHAMENTO DE FOSTER" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE ARGILAS COMO MATERIAIS ADSORVENTES TEM GARANTIDO AO PROCESSO DE SEPARAÇÃO POR ADSORÇÃO UMA TECNOLOGIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL E EFICIENTE. AS ARGILAS SÃO MINERAIS FINAMENTE DIVIDIDOS E SÃO FORMADAS ESSENCIALMENTE POR SILICATOS HIDRATADOS DE ALUMÍNIO, FERRO E MAGNÉSIO. NATURALMENTE AS ARGILAS SÃO HIDROFÍLICAS, MAS PODEM SER MODIFICADAS POR SURFACTANTES, AUMENTANDO, PRINCIPALMENTE, SUA SELETIVIDADE À COMPOSTOS ORGÂNICOS E TORNANDO-SE HIDROFÓBICAS OU ORGANOFÍLICAS. O TESTE DE INCHAMENTO DE FOSTER AVALIA A AFINIDADE DO SURFACTANTE COM AS MOLÉCULAS ORGÂNICAS DOS SOLVENTES, POR MEIO DA EXPANSÃO SOFRIDA PELA ARGILA SEM AGITAÇÃO E COM AGITAÇÃO DA MISTURA. DESSA FORMA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO A ORGANOFILIZAÇÃO DE DIFERENTES ARGILAS, COM OS SURFACTANTES CETRAMIDE, DODIGEN, PRAEPAGEM E GENAMIM, PARA SEREM AVALIADAS PELO TESTE DE INCHAMENTO DE FOSTER EM SOLVENTES ORGÂNICOS (GASOLINA E DIESEL). PARA EVIDENCIAR A INSERÇÃO DO SURFACTANTE NA ESTRUTURA, AS ARGILAS FORAM CARACTERIZADAS IN NATURA E ORGANOFILIZADAS PELA TÉCNICA DE DIFRATOMETRIA DE RAIOS - X (DRX). BASEADO NOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL AVALIAR QUE AS ARGILAS QUE SE DESTACARAM FORAM AS BETONÍTICAS (BSN-01 E BSN-03), ORGANOFILIZADAS COM O SAL GENAMIM® (CLORETO DE CETIL TRIMETIL AMÔNIO), PARA O TESTE DE INCHAMENTO UTILIZANDO COMO SOLVENTE A GASOLINA. PARA TANTO, ESTAS APRESENTARAM UMA EXPANSÃO ACIMA DE 40 ML DO SOLVENTE POR GRAMA DE ARGILA.A UTILIZAÇÃO DE ARGILAS COMO MATERIAIS ADSORVENTES TEM GARANTIDO AO PROCESSO DE SEPARAÇÃO POR ADSORÇÃO UMA TECNOLOGIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL E EFICIENTE. AS ARGI" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 06: Engenharias - abordagens sobre Ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "ARGILAS ORGANOFÍLICAS, SURFACTANTES, SOLVENTES ORGÂNICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "PROPOSTA_EV126_MD4_ID1497_09072019174755.pdf" "created_at" => "2020-06-11 18:33:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIANNE SILVA BATISTA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "THIANNE BARBOSA" "autor_email" => "Thianne.siilva@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "e-book-iv-conapesc" "edicao_nome" => "E-book IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2019" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-06-11 18:27:25" "publicacao_id" => 65 "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 119 "publicacao_id" => 65 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iv-conapesc" "nome" => "E-book IV CONAPESC" "nome_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "descricao" => """ A edi&ccedil;&atilde;o de 2019 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias apresenta como tema &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;. A inten&ccedil;&atilde;o &eacute; a de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta.<br />\r\nA edi&ccedil;&atilde;o de 2019 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias apresenta como tema &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, Compreende-se como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.Compreende-se como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pe """ "pasta" => "ebooks/conapesc/2019" "logo" => null "capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2019-04-22" "final_evento" => "2019-04-24" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-06-11 18:27:25" "updated_at" => "2020-06-30 16:51:35" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 119 "publicacao_id" => 65 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-iv-conapesc" "nome" => "E-book IV CONAPESC" "nome_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "descricao" => """ A edi&ccedil;&atilde;o de 2019 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias apresenta como tema &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;. A inten&ccedil;&atilde;o &eacute; a de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta.<br />\r\nA edi&ccedil;&atilde;o de 2019 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias apresenta como tema &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, Compreende-se como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.Compreende-se como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pe """ "pasta" => "ebooks/conapesc/2019" "logo" => null "capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2019-04-22" "final_evento" => "2019-04-24" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-06-11 18:27:25" "updated_at" => "2020-06-30 16:51:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 48 "edicao_id" => 119 "codigo" => "978-65-86901-03-0" "capa" => "5ef5fcc3938df_26062020104851.jpg" "titulo" => "Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI" "prefacio" => """ <strong>Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI<br />\r\n <br />\r\n Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n &nbsp;&nbsp; &nbsp;<br />\r\n &nbsp; &nbsp;Pretto e Pinto (2006) nos mostram que as tecnologias eram vistas como meras extens&otilde;es dos sentidos do homem. No entanto, os autores concebem que, nos dias atuais, elas devem ser compreendidas como algo mais profundo, que interfere no pr&oacute;prio sentido da exist&ecirc;ncia humana. A investiga&ccedil;&atilde;o &eacute; uma forma de produ&ccedil;&atilde;o de novos conhecimentos e que nos possibilita conhecer aquilo que n&atilde;o &eacute; conhecido. Rocha (2011, p. 109) problematiza a no&ccedil;&atilde;o de &ldquo;sustentabilidade&rdquo; e acaba propalando que ela se encontra &ldquo;atrelada &agrave;quela de &lsquo;prote&ccedil;&atilde;o&rsquo; da natureza e a de desenvolvimento como contradit&oacute;ria a preserva&ccedil;&atilde;o dos recursos e a manuten&ccedil;&atilde;o dos equil&iacute;brios naturais&rdquo;. No cen&aacute;rio atual, s&atilde;o muitos os desafios para o s&eacute;culo XXI. Dessa forma, a IV edi&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias (CONAPESC), realizada no ano de 2019 buscou problematizar essas quest&otilde;es.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Pretto e Pinto (2006) nos mostram que as tecnologias eram vistas como meras extens&otilde;es dos sentidos do homem. No entanto, os autores concebem &nbsp; &nbsp;A intencionalidade da IV edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC foi de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta. Escolhemos esse foco de discuss&atilde;o por compreendermos como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas, quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;A intencionalidade da IV edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC foi de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di &nbsp; &nbsp;Durante os tr&ecirc;s dias do evento (22, 23 e 24 de agosto), por meio de &ndash; palestras, mesas de discuss&otilde;es, socializa&ccedil;&atilde;o de apresenta&ccedil;&atilde;o de trabalhos, sess&atilde;o de jovens pesquisadores, mostras cient&iacute;ficas e minicursos &ndash; foi poss&iacute;vel a realiza&ccedil;&atilde;o de prof&iacute;cuas discuss&otilde;es entre pesquisadores iniciantes e experientes. Dentre os temas que fomentaram as discuss&otilde;es destacamos: a Educa&ccedil;&atilde;o e Populariza&ccedil;&atilde;o da Ci&ecirc;ncia como uma articula&ccedil;&atilde;o necess&aacute;ria em busca da sustentabilidade ambiental; a discuss&atilde;o atual sobre Ci&ecirc;ncia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; o enfretamento dos desastres ambientais no Brasil; as tecnologias para gest&atilde;o e tratamento de res&iacute;duos s&oacute;lidos urbanos; os recursos h&iacute;dricos (gest&atilde;o, disponibilidade, tecnologias e o uso sustent&aacute;vel); as novas energias para vencer a crise energ&eacute;tica mundial; o Ensino nas Licenciaturas e finalizamos o evento, com o aux&iacute;lio da Prof&ordf;. Ros&aacute;ria Sperotto (Universidade Federal de Pelotas &ndash; UFPel), pensando em como as tecnologias podem atuar como aliadas para as aprendizagens no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Durante os tr&ecirc;s dias do evento (22, 23 e 24 de agosto), por meio de &ndash; palestras, mesas de discuss&otilde;es, socializa&ccedil;&atilde;o &nbsp; &nbsp;Infelizmente, os registros das discuss&otilde;es presenciais ficaram restritas aos participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do evento, estiveram no Centro de Conven&ccedil;&otilde;es Raymundo Asfora em Campina Grande, PB. No entanto, agora compartilhamos com voc&ecirc;s esse E-book, o qual traz uma diversidade de discuss&otilde;es referente a tem&aacute;tica do IV CONAPESC &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;, realizadas por pesquisadores de 17 diferentes institui&ccedil;&otilde;es de pesquisa de nosso pa&iacute;s.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Infelizmente, os registros das discuss&otilde;es presenciais ficaram restritas aos participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do evento, estiver &nbsp; &nbsp;As discuss&otilde;es aqui apresentadas versam sobre: inova&ccedil;&atilde;o e patentes no Brasil (&ecirc;nfase no setor farmac&ecirc;utico); an&aacute;lise da situa&ccedil;&atilde;o epidemiol&oacute;gica da leishmaniose visceral no Brasil (2012-2017); Engenharia de seguran&ccedil;a no trabalho; avalia&ccedil;&atilde;o do tempo de vida &uacute;til de aterro sanit&aacute;rio; alternativas para minimizar os problemas comuns em esta&ccedil;&otilde;es de tratamento de esgoto; escoamentos aerodin&acirc;micos turbulentos utilizando CFD; efici&ecirc;ncias e efetividades de sistemas geot&eacute;rmicos para gera&ccedil;&atilde;o de energia; transesterifica&ccedil;&atilde;o do &oacute;leo de soja sobre catalisadores heterog&ecirc;neos; otimiza&ccedil;&atilde;o do processo de produ&ccedil;&atilde;o biodiesel; produ&ccedil;&atilde;o de membranas cer&acirc;micas de baixo custo; utiliza&ccedil;&atilde;o de tecnologias de dessaliniza&ccedil;&atilde;o de &aacute;gua.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;As discuss&otilde;es aqui apresentadas versam sobre: inova&ccedil;&atilde;o e patentes no Brasil (&ecirc;nfase no setor farmac&ecirc;utico); an&aac &nbsp; &nbsp;Outros temas mais espec&iacute;ficos relacionam-se a: s&iacute;ntese zinc imidazolate frameworks-8; an&aacute;lise comparativa de diferentes argilas organof&iacute;licas no teste de inchamento de foster; estabilidade de filmes de poli (cloreto de vinila) aditivado com quitosana por an&aacute;lise de PCA; avalia&ccedil;&atilde;o da composi&ccedil;&atilde;o da casca de coco verde in narura e p&oacute;s-tratamento qu&iacute;mico como biomassa adsorvente; s&iacute;ntese por rea&ccedil;&atilde;o de combust&atilde;o do comp&oacute;sito ferr&iacute;tico co-ba e sua aplica&ccedil;&atilde;o catal&iacute;tica na obten&ccedil;&atilde;o de &eacute;ster met&iacute;lico; investiga&ccedil;&atilde;o do desempenho in vivo de comp&oacute;sitos de alumina/fosfato de c&aacute;lcio (CAPS) visando sua aplica&ccedil;&atilde;o como material para reconstru&ccedil;&atilde;o &oacute;ssea; imobiliza&ccedil;&atilde;o celular e suas principais aplica&ccedil;&otilde;es em bioprocessos; absor&ccedil;&atilde;o de cianotoxinas em carv&atilde;o ativado; design thinking aplicado no desenvolvimento de produtos em borracha reciclada; estudo de adsor&ccedil;&atilde;o utilizando a corti&ccedil;a para adequa&ccedil;&atilde;o de propriedades f&iacute;sico-qu&iacute;micas de &aacute;guas subterr&acirc;neas; estudos in silico e avalia&ccedil;&atilde;o do potencial antif&uacute;ngico da cumarina 2h-1-benzopirano-2-ona; investiga&ccedil;&atilde;o da a&ccedil;&atilde;o antimicrobiana do &oacute;leo de copa&iacute;ba.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Outros temas mais espec&iacute;ficos relacionam-se a: s&iacute;ntese zinc imidazolate frameworks-8; an&aacute;lise comparativa de diferentes argila &nbsp; &nbsp;Tamb&eacute;m encontrar&aacute; discuss&otilde;es relacionadas ao Ensino de Ci&ecirc;ncias, abordando os seguintes temas: Ensino por Investiga&ccedil;&atilde;o; Aprendizagem Significativa; Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; ensino e aprendizagem de Matem&aacute;tica, Qu&iacute;mica, Biologia e F&iacute;sica; Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva (destaque para investiga&ccedil;&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o de surdos); licenciaturas (Educa&ccedil;&atilde;o do Campo, Qu&iacute;mica, F&iacute;sica, Biologia e Matem&aacute;tica); ensino da evolu&ccedil;&atilde;o biol&oacute;gica; uso das Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o no Ensino de Ci&ecirc;ncias; rob&oacute;tica educacional.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Tamb&eacute;m encontrar&aacute; discuss&otilde;es relacionadas ao Ensino de Ci&ecirc;ncias, abordando os seguintes temas: Ensino por Investiga&cced &nbsp; &nbsp;Aproveitamos essa apresenta&ccedil;&atilde;o para agradecer a todos os participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do IV CONAPESC, nos auxiliaram a pensar sobre tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI. Ainda, desejamos que a leitura dos trabalhos desse E-book possa servir como inspira&ccedil;&atilde;o e que proporcione reflex&otilde;es aos trabalhos que esteja desenvolvendo.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Aproveitamos essa apresenta&ccedil;&atilde;o para agradecer a todos os participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do IV CONAPESC, nos auxiliaram <br />\r\n <strong>Julio Cesar Bresolin Marinho&nbsp;<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira&nbsp;<br />\r\n Claudio Luis de Araujo Neto&nbsp;</strong><br />\r\n <br />\r\n Refer&ecirc;ncias<br />\r\n PRETTO, Nelson; PINTO, Cl&aacute;udio da Costa. Tecnologias e novas educa&ccedil;&otilde;es. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 19-30, abr. 2006.<br />\r\nPRETTO, Nelson; PINTO, Cl&aacute;udio da Costa. Tecnologias e novas educa&ccedil;&otilde;es. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 19-30, abr. 2006 ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da. Sustentabilidade compat&iacute;vel: por uma nova &eacute;tica t&eacute;cnico-socioambiental nos paradigmas do desenvolvimento. In: PICHLER, Nadir Ant&ocirc;nio; PADILHA, Ana Claudia Machado; ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da (Orgs.). &Eacute;tica, Neg&oacute;cios &amp; Pessoas. Jaguar&atilde;o,RS: UNIPAMPA, 2011. p. 107-125.<br />\r\nROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da. Sustentabilidade compat&iacute;vel: por uma nova &eacute;tica t&eacute;cnico-socioambiental nos paradigmas do desenvolvimento &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Claudio Luis de Araujo Neto,<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho,<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira """ "conselho_editorial" => """ Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto - UNINASSAU<br />\r\n Danielle Freire de Ara&uacute;jo - UNINASSAU<br />\r\n Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n Whelton Brito dos Santos - UFCG """ "ficha_catalografica" => "5ef9e78698ffc_29062020100718.pdf" "arquivo" => "150720201559_E-BOOK-IV-CONAPESC.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2020-07-15 15:28:04" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 48 "edicao_id" => 119 "codigo" => "978-65-86901-03-0" "capa" => "5ef5fcc3938df_26062020104851.jpg" "titulo" => "Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI" "prefacio" => """ <strong>Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI<br />\r\n <br />\r\n Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n &nbsp;&nbsp; &nbsp;<br />\r\n &nbsp; &nbsp;Pretto e Pinto (2006) nos mostram que as tecnologias eram vistas como meras extens&otilde;es dos sentidos do homem. No entanto, os autores concebem que, nos dias atuais, elas devem ser compreendidas como algo mais profundo, que interfere no pr&oacute;prio sentido da exist&ecirc;ncia humana. A investiga&ccedil;&atilde;o &eacute; uma forma de produ&ccedil;&atilde;o de novos conhecimentos e que nos possibilita conhecer aquilo que n&atilde;o &eacute; conhecido. Rocha (2011, p. 109) problematiza a no&ccedil;&atilde;o de &ldquo;sustentabilidade&rdquo; e acaba propalando que ela se encontra &ldquo;atrelada &agrave;quela de &lsquo;prote&ccedil;&atilde;o&rsquo; da natureza e a de desenvolvimento como contradit&oacute;ria a preserva&ccedil;&atilde;o dos recursos e a manuten&ccedil;&atilde;o dos equil&iacute;brios naturais&rdquo;. No cen&aacute;rio atual, s&atilde;o muitos os desafios para o s&eacute;culo XXI. Dessa forma, a IV edi&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias (CONAPESC), realizada no ano de 2019 buscou problematizar essas quest&otilde;es.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Pretto e Pinto (2006) nos mostram que as tecnologias eram vistas como meras extens&otilde;es dos sentidos do homem. No entanto, os autores concebem &nbsp; &nbsp;A intencionalidade da IV edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC foi de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta. Escolhemos esse foco de discuss&atilde;o por compreendermos como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas, quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;A intencionalidade da IV edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC foi de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di &nbsp; &nbsp;Durante os tr&ecirc;s dias do evento (22, 23 e 24 de agosto), por meio de &ndash; palestras, mesas de discuss&otilde;es, socializa&ccedil;&atilde;o de apresenta&ccedil;&atilde;o de trabalhos, sess&atilde;o de jovens pesquisadores, mostras cient&iacute;ficas e minicursos &ndash; foi poss&iacute;vel a realiza&ccedil;&atilde;o de prof&iacute;cuas discuss&otilde;es entre pesquisadores iniciantes e experientes. Dentre os temas que fomentaram as discuss&otilde;es destacamos: a Educa&ccedil;&atilde;o e Populariza&ccedil;&atilde;o da Ci&ecirc;ncia como uma articula&ccedil;&atilde;o necess&aacute;ria em busca da sustentabilidade ambiental; a discuss&atilde;o atual sobre Ci&ecirc;ncia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; o enfretamento dos desastres ambientais no Brasil; as tecnologias para gest&atilde;o e tratamento de res&iacute;duos s&oacute;lidos urbanos; os recursos h&iacute;dricos (gest&atilde;o, disponibilidade, tecnologias e o uso sustent&aacute;vel); as novas energias para vencer a crise energ&eacute;tica mundial; o Ensino nas Licenciaturas e finalizamos o evento, com o aux&iacute;lio da Prof&ordf;. Ros&aacute;ria Sperotto (Universidade Federal de Pelotas &ndash; UFPel), pensando em como as tecnologias podem atuar como aliadas para as aprendizagens no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Durante os tr&ecirc;s dias do evento (22, 23 e 24 de agosto), por meio de &ndash; palestras, mesas de discuss&otilde;es, socializa&ccedil;&atilde;o &nbsp; &nbsp;Infelizmente, os registros das discuss&otilde;es presenciais ficaram restritas aos participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do evento, estiveram no Centro de Conven&ccedil;&otilde;es Raymundo Asfora em Campina Grande, PB. No entanto, agora compartilhamos com voc&ecirc;s esse E-book, o qual traz uma diversidade de discuss&otilde;es referente a tem&aacute;tica do IV CONAPESC &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;, realizadas por pesquisadores de 17 diferentes institui&ccedil;&otilde;es de pesquisa de nosso pa&iacute;s.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Infelizmente, os registros das discuss&otilde;es presenciais ficaram restritas aos participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do evento, estiver &nbsp; &nbsp;As discuss&otilde;es aqui apresentadas versam sobre: inova&ccedil;&atilde;o e patentes no Brasil (&ecirc;nfase no setor farmac&ecirc;utico); an&aacute;lise da situa&ccedil;&atilde;o epidemiol&oacute;gica da leishmaniose visceral no Brasil (2012-2017); Engenharia de seguran&ccedil;a no trabalho; avalia&ccedil;&atilde;o do tempo de vida &uacute;til de aterro sanit&aacute;rio; alternativas para minimizar os problemas comuns em esta&ccedil;&otilde;es de tratamento de esgoto; escoamentos aerodin&acirc;micos turbulentos utilizando CFD; efici&ecirc;ncias e efetividades de sistemas geot&eacute;rmicos para gera&ccedil;&atilde;o de energia; transesterifica&ccedil;&atilde;o do &oacute;leo de soja sobre catalisadores heterog&ecirc;neos; otimiza&ccedil;&atilde;o do processo de produ&ccedil;&atilde;o biodiesel; produ&ccedil;&atilde;o de membranas cer&acirc;micas de baixo custo; utiliza&ccedil;&atilde;o de tecnologias de dessaliniza&ccedil;&atilde;o de &aacute;gua.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;As discuss&otilde;es aqui apresentadas versam sobre: inova&ccedil;&atilde;o e patentes no Brasil (&ecirc;nfase no setor farmac&ecirc;utico); an&aac &nbsp; &nbsp;Outros temas mais espec&iacute;ficos relacionam-se a: s&iacute;ntese zinc imidazolate frameworks-8; an&aacute;lise comparativa de diferentes argilas organof&iacute;licas no teste de inchamento de foster; estabilidade de filmes de poli (cloreto de vinila) aditivado com quitosana por an&aacute;lise de PCA; avalia&ccedil;&atilde;o da composi&ccedil;&atilde;o da casca de coco verde in narura e p&oacute;s-tratamento qu&iacute;mico como biomassa adsorvente; s&iacute;ntese por rea&ccedil;&atilde;o de combust&atilde;o do comp&oacute;sito ferr&iacute;tico co-ba e sua aplica&ccedil;&atilde;o catal&iacute;tica na obten&ccedil;&atilde;o de &eacute;ster met&iacute;lico; investiga&ccedil;&atilde;o do desempenho in vivo de comp&oacute;sitos de alumina/fosfato de c&aacute;lcio (CAPS) visando sua aplica&ccedil;&atilde;o como material para reconstru&ccedil;&atilde;o &oacute;ssea; imobiliza&ccedil;&atilde;o celular e suas principais aplica&ccedil;&otilde;es em bioprocessos; absor&ccedil;&atilde;o de cianotoxinas em carv&atilde;o ativado; design thinking aplicado no desenvolvimento de produtos em borracha reciclada; estudo de adsor&ccedil;&atilde;o utilizando a corti&ccedil;a para adequa&ccedil;&atilde;o de propriedades f&iacute;sico-qu&iacute;micas de &aacute;guas subterr&acirc;neas; estudos in silico e avalia&ccedil;&atilde;o do potencial antif&uacute;ngico da cumarina 2h-1-benzopirano-2-ona; investiga&ccedil;&atilde;o da a&ccedil;&atilde;o antimicrobiana do &oacute;leo de copa&iacute;ba.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Outros temas mais espec&iacute;ficos relacionam-se a: s&iacute;ntese zinc imidazolate frameworks-8; an&aacute;lise comparativa de diferentes argila &nbsp; &nbsp;Tamb&eacute;m encontrar&aacute; discuss&otilde;es relacionadas ao Ensino de Ci&ecirc;ncias, abordando os seguintes temas: Ensino por Investiga&ccedil;&atilde;o; Aprendizagem Significativa; Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; ensino e aprendizagem de Matem&aacute;tica, Qu&iacute;mica, Biologia e F&iacute;sica; Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva (destaque para investiga&ccedil;&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o de surdos); licenciaturas (Educa&ccedil;&atilde;o do Campo, Qu&iacute;mica, F&iacute;sica, Biologia e Matem&aacute;tica); ensino da evolu&ccedil;&atilde;o biol&oacute;gica; uso das Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o no Ensino de Ci&ecirc;ncias; rob&oacute;tica educacional.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Tamb&eacute;m encontrar&aacute; discuss&otilde;es relacionadas ao Ensino de Ci&ecirc;ncias, abordando os seguintes temas: Ensino por Investiga&cced &nbsp; &nbsp;Aproveitamos essa apresenta&ccedil;&atilde;o para agradecer a todos os participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do IV CONAPESC, nos auxiliaram a pensar sobre tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI. Ainda, desejamos que a leitura dos trabalhos desse E-book possa servir como inspira&ccedil;&atilde;o e que proporcione reflex&otilde;es aos trabalhos que esteja desenvolvendo.<br />\r\n&nbsp; &nbsp;Aproveitamos essa apresenta&ccedil;&atilde;o para agradecer a todos os participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do IV CONAPESC, nos auxiliaram <br />\r\n <strong>Julio Cesar Bresolin Marinho&nbsp;<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira&nbsp;<br />\r\n Claudio Luis de Araujo Neto&nbsp;</strong><br />\r\n <br />\r\n Refer&ecirc;ncias<br />\r\n PRETTO, Nelson; PINTO, Cl&aacute;udio da Costa. Tecnologias e novas educa&ccedil;&otilde;es. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 19-30, abr. 2006.<br />\r\nPRETTO, Nelson; PINTO, Cl&aacute;udio da Costa. Tecnologias e novas educa&ccedil;&otilde;es. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 19-30, abr. 2006 ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da. Sustentabilidade compat&iacute;vel: por uma nova &eacute;tica t&eacute;cnico-socioambiental nos paradigmas do desenvolvimento. In: PICHLER, Nadir Ant&ocirc;nio; PADILHA, Ana Claudia Machado; ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da (Orgs.). &Eacute;tica, Neg&oacute;cios &amp; Pessoas. Jaguar&atilde;o,RS: UNIPAMPA, 2011. p. 107-125.<br />\r\nROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da. Sustentabilidade compat&iacute;vel: por uma nova &eacute;tica t&eacute;cnico-socioambiental nos paradigmas do desenvolvimento &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Claudio Luis de Araujo Neto,<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho,<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira """ "conselho_editorial" => """ Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto - UNINASSAU<br />\r\n Danielle Freire de Ara&uacute;jo - UNINASSAU<br />\r\n Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n Whelton Brito dos Santos - UFCG """ "ficha_catalografica" => "5ef9e78698ffc_29062020100718.pdf" "arquivo" => "150720201559_E-BOOK-IV-CONAPESC.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2020-07-15 15:28:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de junho de 2020

Resumo

A UTILIZAÇÃO DE ARGILAS COMO MATERIAIS ADSORVENTES TEM GARANTIDO AO PROCESSO DE SEPARAÇÃO POR ADSORÇÃO UMA TECNOLOGIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL E EFICIENTE. AS ARGILAS SÃO MINERAIS FINAMENTE DIVIDIDOS E SÃO FORMADAS ESSENCIALMENTE POR SILICATOS HIDRATADOS DE ALUMÍNIO, FERRO E MAGNÉSIO. NATURALMENTE AS ARGILAS SÃO HIDROFÍLICAS, MAS PODEM SER MODIFICADAS POR SURFACTANTES, AUMENTANDO, PRINCIPALMENTE, SUA SELETIVIDADE À COMPOSTOS ORGÂNICOS E TORNANDO-SE HIDROFÓBICAS OU ORGANOFÍLICAS. O TESTE DE INCHAMENTO DE FOSTER AVALIA A AFINIDADE DO SURFACTANTE COM AS MOLÉCULAS ORGÂNICAS DOS SOLVENTES, POR MEIO DA EXPANSÃO SOFRIDA PELA ARGILA SEM AGITAÇÃO E COM AGITAÇÃO DA MISTURA. DESSA FORMA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO A ORGANOFILIZAÇÃO DE DIFERENTES ARGILAS, COM OS SURFACTANTES CETRAMIDE, DODIGEN, PRAEPAGEM E GENAMIM, PARA SEREM AVALIADAS PELO TESTE DE INCHAMENTO DE FOSTER EM SOLVENTES ORGÂNICOS (GASOLINA E DIESEL). PARA EVIDENCIAR A INSERÇÃO DO SURFACTANTE NA ESTRUTURA, AS ARGILAS FORAM CARACTERIZADAS IN NATURA E ORGANOFILIZADAS PELA TÉCNICA DE DIFRATOMETRIA DE RAIOS - X (DRX). BASEADO NOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL AVALIAR QUE AS ARGILAS QUE SE DESTACARAM FORAM AS BETONÍTICAS (BSN-01 E BSN-03), ORGANOFILIZADAS COM O SAL GENAMIM® (CLORETO DE CETIL TRIMETIL AMÔNIO), PARA O TESTE DE INCHAMENTO UTILIZANDO COMO SOLVENTE A GASOLINA. PARA TANTO, ESTAS APRESENTARAM UMA EXPANSÃO ACIMA DE 40 ML DO SOLVENTE POR GRAMA DE ARGILA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.