O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É ETAPA QUE POSSIBILITA VIVENCIAR E COMPREENDER A ROTINA DO AMBIENTE DE TRABALHO E NA DOCÊNCIA, ESSA AQUISIÇÃO FAVORECE NO DESENVOLVIMENTO DO PERFIL PEDAGÓGICO QUE SERÁ CONSTRUÍDO ATRAVÉS DOS MÉTODOS DE ENSINO ADOTADOS PARA A DISSEMINAÇÃO DA APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, O ESTÁGIO É CONTRIBUIDOR PARA AS ESCOLAS QUE RECEBEM ESSES DISCENTES EM FORMAÇÃO, POIS COMPREENDE-SE QUE OS ESTAGIÁRIOS ESTÃO MOTIVADOS NÃO APENAS PARA COM A FORMAÇÃO PESSOAL, MAS TAMBÉM COM A POTENCIALIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA INSTITUIÇÃO CONTEMPLADA COM O PROGRAMA DE ESTÁGIO. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DESCREVER AS OBSERVAÇÕES E VIVÊNCIAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM QUÍMICA II, BEM COMO DESENVOLVER DUAS FICHAS DE EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA SEREM APLICADAS DURANTE A ETAPA DE REGÊNCIA. O PROCESSO METODOLÓGICO PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS, CONSISTIU NA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE QUÍMICA E EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA, ALÉM DISSO, A TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO COMPOSTA POR 25 ALUNOS PERTENCENTE A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL PROFESSOR CRISPIM COELHO EM CAJAZEIRAS PB FOI OBSERVADA DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA. ESSAS ATIVIDADES CONTRIBUEM ATIVAMENTE NO BOM DESEMPENHO DO ESTÁGIO, FORTALECENDO E POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DA QUÍMICA AOS ALUNOS PARTICIPANTES, FOMENTANDO A FORMAÇÃO CIDADÃ, ATRAVÉS DO ENSINO MAIS PRÁTICO E PRÓXIMO DA REALIDADE.