O PRESENTE ARTIGO PONTUA PASSOS DE UM ESTUDO TEÓRICO, SE CARACTERIZANDO COMO UMA REVISÃO DA LITERATURA, NO INTUITO DE APROFUNDAR, INVESTIGAR, ANALISAR E SINTETIZAR PESQUISAS ACERCA DO ESTUDO - ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, ESPECIFICAMENTE NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, CONECTANDO TEMAS COMO MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DA MATEMÁTICA APLICADA, AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, E A APLICAÇÃO DESENVOLVIDA SOBRE A DINÂMICA DO CRESCIMENTO POPULACIONAL DE TUMORES. OBJETIVA-SE QUE A PARTIR DESSA DISCUSSÃO POSSA-SE TRAZER E APRESENTAR POSSÍVEIS POSSIBILIDADES DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS (EDO), POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DOS MODELOS MATEMÁTICOS AQUI APRESENTADOS. PARA ISSO, TRAÇAMOS METODICAMENTE ALGUMAS ATIVIDADES QUE SE ENQUADRAM NUMA METODOLOGIA QUALITATIVA, BASEADAS EM LITERATURAS DE ESTUDOS SOBRE EDO DE 1º ORDEM, COM APLICAÇÕES NO CAMPO DA BIOMATEMÁTICA. O ESTUDO PERMITIU INFERIR A CONTRIBUIÇÃO PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO CONCEITUAL, EMBORA AINDA QUE PERSISTAM VÁRIAS DAS DIFICULDADES RELACIONADAS À APRENDIZAGEM DESTE CONTEÚDO, TAMBÉM CABE DESTACAR QUE AO PROPOR UMA FORMA DE TRABALHO DIVERSIFICADA DA QUE ESTÃO ACOSTUMADOS POSSA SER ALGO MOTIVADOR AO QUE SE TRATA DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. ACREDITA-SE QUE INDICAR NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS PODE SER A EXPECTATIVA DE ALGUM LEITOR. TALVEZ ESSE TRABALHO TRAGA ELEMENTOS QUE POSSAM AUXILIAR PESSOAS INTERESSADAS NO ENSINO DESSA DISCIPLINA E ASSIM MOTIVA-LOS TAMBÉM A ELABORAREM SUAS PRÓPRIAS PROPOSTAS DE ENSINO.