OS MAPAS CONCEITUAIS CONSTITUEM UMA ESTRATÉGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA REGIDA PELA CONCEITUALIZAÇÃO, INTEGRANDO E RELACIONANDO INFORMAÇÕES. ESTE ARTIGO DESCREVE A DINÂMICA DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA FAVORECENDO A APROXIMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS DOS CONTEXTOS VIVENCIADOS PELOS ALUNOS EM SALA DE AULA, FACILITANDO A APROPRIAÇÃO DE TERMOS CIENTÍFICOS E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UMA PESQUISA-AÇÃO, POIS OCORREU A INTERVENÇÃO DA PESQUISADORA NA SALA DE AULA. OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS PARA A ANÁLISE DOS DADOS FOI ANÁLISE DE CONTEÚDO, ANÁLISE DE DISCURSO E DADOS NUMÉRICOS, UM DOS INSTRUMENTOS USADOS EM SALA DE AULA UTILIZADO FOI UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO. A PESQUISA OCORREU COM DUAS TURMAS DE 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ACARAPE, CEARÁ. UTILIZOU-SE UMA METODOLOGIA DE ENSINO DIFERENCIADA UTILIZANDO O MAPA CONCEITUAL COMO METODOLOGIA INTERATIVA NA APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. A ANÁLISE DE DADOS DEMONSTROU QUE O MAPA CONCEITUAL COMO METODOLOGIA INTERATIVA FAVORECEU A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELOS EDUCANDOS. COM A ANÁLISE QUALITATIVA BASEADA EM ASPECTOS DA REALIDADE QUE NÃO PODEM SER QUANTIFICADOS E NA COMPREENSÃO DA DINÂMICA DESENVOLVIDA, CONSEGUIU-SE VISUALIZAR E PERCEBER O QUANTO O MAPA CONCEITUAL DESPERTOU NOS ESTUDANTES A CAPACIDADE DE PENSAR E ELABORAR SUAS RESPOSTAS DE FORMA ORGANIZADA E PLANEJADA, CONTRIBUINDO E FACILITANDO A ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS DE DIFÍCEIS VERBALIZAÇÃO, TORNANDO ASSIM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.