O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE OS ERROS DOS ALUNOS RESOLVENDO ATIVIDADES DE MATEMÁTICA. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ABERTO E A ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, BUSCANDO DAR SIGNIFICADO DA MAIORIA DAS RESPOSTAS DOS GRADUANDOS SOBRE O TEMA, QUE VAI DESDE O PENSAMENTO SOBRE OS ERROS DOS ALUNOS, QUANTO POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS PARA DIMINUIR A OCORRÊNCIA DELES. ABORDAMOS TAMBÉM, INDAGAÇÕES REFERENTES AO PAPEL DO PROFESSOR, QUANDO ESTIVEREM NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, E SE DEPARAREM COM O ERRO DO ALUNO, ALÉM DAS PRINCIPAIS RAZÕES QUE LEVAM O ALUNO A ERRAR. OS RESULTADOS APRESENTAM CONCEPÇÕES POSITIVAS DE ALGUNS FUTUROS PROFESSORES SOBRE O ERRO DO ALUNO, PARA OUTROS, A METODOLOGIA DO PROFESSOR É UM FATOR QUE ORIGINA O ERRO, E HÁ AINDA, OS QUE ARGUMENTAM CULPANDO O ALUNO PELO ERRO, EM DECORRÊNCIA DA FALTA DE ESTUDOS E DE ATENÇÃO. O MATERIAL MANIPULÁVEL É CONCEBIDO COMO UMA DAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS PARA SUPERAÇÃO DO ERRO PELO ALUNO.