O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VEIO COMO UM MEIO DE INTRODUZIR POR MAIS TEMPO OS ALUNOS QUE ESTÃO NA SEGUNDA METADE DO CURSO NAS ESCOLAS, POR UM TEMPO MAIOR QUE O ESTAGIO PARA QUE OS ALUNOS TENHAM UMA VIVENCIA MAIOR DA ATIVIDADE DOCENTE E APLIQUE MAIS SUA TEORIA NA PRÁTICA. EM VISTA DISSO OBJETIVA-SE NESTE ESTUDO ANALISAR O MOTIVO PELO QUAL OS ESTUDANTES SE INSCREVERAM NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E VERIFICANDO QUAIS FORAM AS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA AOS DISCENTES CONCLUINTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA.ESSA ? UMA PESQUISA QUALITATIVA COM O USO DO INSTRUMENTO QUESTIONÁRIO COM 5 QUESTÕES QUE FORAM APLICADAS COM 6 ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. CONSTATOU-SE QUE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA OPORTUNIZOU VÁRIOS TIPOS DE APRENDIZADO AOS LICENCIANDOS PESQUISADOS, TENDO CONTATO COM A ESCOLA E A SALA DE AULA, POSSIBILITANDO O COMPLEMENTO DE ALGUMAS LACUNAS DEIXADAS NA FORMAÇÃO INICIAL.