RESUMO:
A INTENÇÃO DO PRESENTE TRABALHO ? RELATAR A EXPERIÊNCIA SOBRE A DA UNIDADE TEMÁTICA ESPORTES SOBRE O CONTEÚDO ATLETISMO, DESENVOLVIDA, COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, PELOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA A SERVIÇO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DURANTE O 2º BIMESTRE DO ANO DE 2019. AS VIVÊNCIAS EXPERIMENTADAS COM AS PRÁTICAS DO ATLETISMO TRABALHADAS NA ESCOLA, TIVERAM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR DIRETAMENTE PARA A FORMAÇÃO DE UM MELHOR ESQUEMA MOTOR, DESENVOLVENDO E APRIMORANDO OS ELEMENTOS PSICOMOTORES, COMO COORDENAÇÃO, EQUIL?BRIO, LATERALIDADE, ALÉM DE UM PENSAMENTO CRÍTICO DO MUNDO, DA SOCIEDADE E DE SUAS RELAÇÕES. O CONTEXTO HISTÓRICO DO ATLETISMO, FOI DESENVOLVIDO DURANTE SEIS AULAS COM DURAÇÃO DE 50 MINUTOS CADA, CONTEÚDO FOI TRABALHADO UTILIZANDO VÍDEOS, IMAGENS, MÚSICAS, MOVIMENTOS E EQUIPAMENTOS DO ATLETISMO. O OBJETIVO GERAL DESTE RELATO ? REFLETIR CRITICAMENTE, SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE A REALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DESENVOLVIDAS NO ATLETISMO E A ESCOLA, OBSERVANDO AS VÁRIAS MANEIRAS QUE PODE SER INSERIDO O CONTEÚDO, QUE ? NÃO CULTURALMENTE DISSEMINADO NAS ESCOLAS, COLABORANDO E ESTIMULANDO MAIS FORMAS DE FAZER O MESMO EM MAIS ESCOLAS E SUPERAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ESPAÇO ESCOLAR. TODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS AULAS SOBRE O ASSUNTO POSSIBILITOU TRABALHAR VÁRIAS COMPETÊNCIAS, DENTRE ELAS, COORDENAÇÃO, COOPERAÇÃO, CRIATIVIDADE, INTERAÇÃO SOCIAL, PROTAGONISMO, RESPEITO. OU SEJA, ESSA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA, DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA ESCOLA VEM ENGLOBAR ASPECTOS MOTORES, COGNITIVOS E SOCIAIS DAS CRIANÇAS, QUE OCASIONA EM UM MÉTODO AVALIATIVO CONT?NUO E MAIS AMPLO.