SABEMOS QUE UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA É FAZER COM O QUE OS ALUNOS PARTICIPEM ATIVAMENTE DAS AULAS E, JUNTO A ISSO, DESPERTAR O INTERESSE DESTES PELO VASTO UNIVERSO QUE ESSA DISCIPLINA OFERECE. DESSE MODO, RECORRER A METODOLOGIAS ALTERNATIVAS COMO, POR EXEMPLO, A MATERIAIS DIDÁTICOS, COMO FERRAMENTAS AUXILIARES PARA O ENSINO, PODE VIR A SER UMA BOA ESTRATÉGIA PARA CONSEGUIR A ATENÇÃO DOS ALUNOS, BEM COMO PARA TENTAR FAZER COM QUE ESTES PERCEBAM O QUÃO INTERESSANTE É A MATEMÁTICA E, CONSEQUENTEMENTE, CONTRIBUIR PARA O SEU APRENDIZADO. ALÉM DISSO, O USO DESSES MATERIAIS PODE AJUDAR A TORNAR A AULA MAIS DINÂMICA E MAIS ATRATIVA. MEDIANTE A TAIS ARGUMENTAÇÕES, ESTE TRABALHO, INICIADO EM MEIO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, TEM COMO PROPOSTA APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA, ESTAS MINISTRADAS NA TURMA DO 8º ANO C, A QUAL FAZ PARTE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MONSENHOR JOSÉ BORGES DE CARVALHO, SITUADA NA CIDADE DE ALAGOA NOVA-PB, CUJO O INTUITO CONSTITUIU EM TRABALHAR O CONTEÚDO DE POLÍGONOS COM O AUXÍLIO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA A FIM DE VERIFICAR A EFICÁCIA DESSES MATERIAIS E, AINDA, REFLETIR SOBRE O RENDIMENTO APRESENTADO PELOS ALUNOS COM BASE NAS ATIVIDADES REALIZADAS. COMO RESULTADO, ESTE SERVE PARA MOSTRAR QUE, SE USADO DE MANEIRA ADEQUADA, OS MATERIAIS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NAS AULAS PODE SER DE GRANDE VALIA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO.