BRINCAR HOJE, NESTE UNIVERSO PRATICAMENTE TOMADO PELAS TECNOLOGIAS E VIRTUALIDADE, NÃO TEM O MESMO SENTIDO QUE HÁ POUCO MAIS DE UMA DÉCADA, QUANDO NÃO HAVIA OUTRA ALTERNATIVA PARA VIVENCIAR A INF?NCIA SE NÃO CRIANDO, PRODUZINDO E SE RELACIONANDO PESSOALMENTE COM O OUTRO. NESSE SENTIDO, A ESCOLA DEVE PROMOVER O RESGATE A ELEMENTOS COMO OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS, PROPORCIONANDO A CRIANÇA A VIVÊNCIA COM ATIVIDADES QUE COLABOREM PARA SEU DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO. EM TORNO DESSA DISCUSSÃO, O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA ? VALORIZAR O USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR, EXPLORANDO SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BEM COMO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. O ESTUDO SE UTILIZOU DA METODOLOGIA DA PESQUISA PEDAGÓGICA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA E O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS. O ESTUDO TEVE COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE VERTENTE DO L?RIO, NO ESTADO DE PERNAMBUCO. A PESQUISA REVELOU A IMPORTÂNCIA DE O PROFESSOR TRABALHAR COM JOGOS E BRINCADEIRAS E MOSTROU SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E DOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS, MOTORES E AFETIVOS DOS ALUNOS.