ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR E DISCUTIR AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E SEUS RESULTADOS GERAIS, VIVENCIADOS A PARTIR DAS AÇÕES PLANEJADAS E EXECUTADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA/UEPB NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA ESTADUAL DR. DION?SIO DA COSTA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA CONTENDO ELEMENTOS DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS 08 RESIDENTES NA ESCOLA-CAMPO DE ENSINO MÉDIO (EM). 102 DESSES ESTUDANTES RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO SOBRE A ATUAÇÃO DOS RESIDENTES. ESTES, POR SUA VEZ, PREPARARAM E MINISTRARAM AULAS COMPLEMENTARES DESTINADAS AOS ALUNOS SELECIONADOS PARA A 2? FASE DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP), NIVELAMENTO, ESTUDO ORIENTADO, PREPARAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO IDEPB, SE LIGA NO ENEM. REALIZOU-SE ELABORAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO PARA SEREM UTILIZADOS NAS AULAS, ALÉM DA I GINCANA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA. AÇÕES ESSAS GUIADAS PARA O ALCANCE DOS DESCRITORES DE MATEMÁTICA PARA O EM E APRENDIZAGENS NECESSÁRIAS AOS DOCENTES EM FORMAÇÃO. OS RESIDENTES IMERGIRAM NA DINÂMICA ESCOLAR, NA REGÊNCIA EM TODAS AS TURMAS DA ESCOLA, PRIORIZANDO O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA. O PROJETO IMPACTOU DE MODO POSITIVO NA FORMAÇÃO DOS RESIDENTES E NA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. ESTES, DESTACARAM, EM RELAÇÃO A ATUAÇÃO DOS PRIMEIROOS, OS ESTUDANTES DESTACAM POSITIVAMENTE O DOM?NIO DE CONTEÚDO E BOA RELAÇÃO MANTIDA ENTRE ELES E OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO. A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA, UNIVERSIDADE E BOLSISTAS TORNA-SE UM PROCESSO DIN?MICO DE APROXIMAÇÃO E INTEGRAÇÃO POR MEIO DO QUAL A ESCOLA TAMBÉM TORNA-SE RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS RESIDENTES.