O PRESENTE ARTIGO ? RESULTADO DE UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE VOLTADA PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, NA QUAL SE PRETENDE TRABALHAR O PENSAMENTO CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA, A PARTIR DO GÊNERO CHARGE, COMO SUPORTE E PONTO DE PARTIDA PARA AS REFLEXÕES E DEBATES EM SALA DE AULA, QUE POSSIBILITEM AO ALUNO EXPOR SEUS ARGUMENTOS E POSICIONAMENTOS A RESPEITO DOS MAIS VARIADOS TEMAS DO COTIDIANO. PARA ISSO, FOI PENSADA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS: 1) PRÉ-ATIVIDADE ? NA QUAL OS ALUNOS TÊM UM MOMENTO PREPARATÓRIO; 2) ATIVIDADE ? PRODUÇÃO DE UM ARTIGO DE OPINIÃO A PARTIR DOS TEMAS ABORDADOS NA PRÉ-ATIVIDADE; E, POR FIM, 3) A PÓS-ATIVIDADE ? NA QUAL SER?O DEBATIDAS AS ESCOLHAS DOS TEMAS COM OS ALUNOS, AS POSSÍVEIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE E, COMO FORMA DE FOMENTAR O PENSAMENTO CRÍTICO. ESSA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VISA ? PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ALUNO NA LEITURA, PROMOVENDO A DISCUSSÃO E A REFLEXÃO A RESPEITO DE DIVERSAS QUESTÕES SOCIAIS, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA ESPANHOLA, QUE, COMO SABEMOS, SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA NO APRENDIZADO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA.