O PRESENTE ARTIGO BUSCA TRAZER CONTRIBUIÇÕES SOBRE AS CREN?AS ACERCA DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ÂMBITO DA ESCOLA PÚBLICA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO, ESPECIALMENTE EM TURMAS DE 1º ANO. PARTIMOS DE NOSSAS INQUIETAÇÕES COMO ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS/ESPANHOL E COMPARAMOS AS TEORIAS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS COM A PRÁTICA VIVENCIADA EM SALA DE AULA, NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. NESSE SENTIDO, PROCURAMOS ANALISAR E RELATAR O FUNCIONAMENTO DO ENSINO DO ESPANHOL NO ENSINO MÉDIO E NOSSA VIVÊNCIA COMO PROFESSORES EM FORMAÇÃO, RESPECTIVAMENTE. ESTA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, BASEIA-SE NAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PROFESSOR JOSE GONÇALVES DE QUEIROZ, LOCALIZADA NA CIDADE DE SUM? - PB, POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, CUJA ESTRUTURA ORGANIZA-SE EM TRÊS ETAPAS: PREPARAÇÃO, OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO. ENTRE OS REFERENCIAIS TEÓRICOS UTILIZADOS, DESTACAMOS AS ORIENTAÇÕES DE FREIRE (1996), SEDYCIAS (2005) E BARCELOS (2006).