O ENSINO DE GEOGRAFIA, NA CONTEMPORANEIDADE, AINDA ENFRENTA OS R?TULOS DE UMA DISCIPLINA COM PRÁTICAS DE DECORAÇÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS, SENDO VISTA COMO UMA AÇÃO VOLTADA PARA UM ENSINO TRADICIONAL E ULTRAPASSADO, SEM PERMITIR QUE O ALUNO TENHA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AO SEU COTIDIANO. VISANDO ROMPER O ENRAIZAMENTO DESSA ROTULAGEM TRADICIONALISTA, SERÁ APRESENTADO E DISCUTIDO AO LONGO DESSE ESTUDO AS ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO REALIZADAS NA TURMA DO 7º ANO B, DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, LOCALIZADA NO BAIRRO DE BODOCONG?, EM CAMPINA GRANDE-PB. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE PESQUISA-AÇÃO, NO QUAL UTILIZOU-SE, COMO PRINCIPAL REFERENCIAL TEÓRICO, SOUSA NETO (2008), CAVALCANTI (2010) E REZNIK (2011). OS PONTOS ABORDADOS NESTE TRABALHO CONDIZEM COM RELATOS VIVENCIADOS EM SALA DE AULA, OU SEJA, SÃO AS EXPERIÊNCIAS ENQUANTO DOCENTE QUE FORAM ADQUIRIDAS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, AS QUAIS VISAM A RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS POR VIA DE FONTES DE PESQUISAS ACESS?VEIS AO COTIDIANO DO ALUNO, COM O OBJETIVO DE PROMOVER AOS DISCENTES UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA SOBRE OS TEMAS DA GEOPOLÍTICA COM O INTUITO DE INSTIGAR OS EDUCANDOS A TORNAREM-SE CIDADÃOS QUE COMPREENDAM O ESPAÇO GEOGRÁFICO E QUE POSSUAM A CAPACIDADE DE INTERVIR NAS RELAÇÕES POLÍTICAS NAS DIFERENTES ESFERAS SOCIAIS, UMA VEZ QUE A AÇÃO PEDAGÓGICA QUE CONTEMPLA OS SABERES DOS APRENDIZES E OS SITUA NUM ESPAÇO QUE AMBOS DOMINAM, TENDE A SER MAIS EFICAZ NA ATUALIDADE.