Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ESCLARECIMENTO E EDUCAÇÃO: CRÍTICA ? RAZ?O INSTRUMENTAL E A PROPOSTA DA INTERCOMUNICAÇÃO DOS SABERES

Palavra-chaves: ESCLARECIMENTO, EDUCAÇÃO, COMPLEXIDADE, INTERCOMUNICAÇÃO, INTERCOMUNICAÇÃO Pôster (PO) GT-03 – Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64484
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 164
    "titulo" => "ESCLARECIMENTO E EDUCAÇÃO: CRÍTICA ? RAZ?O INSTRUMENTAL E A PROPOSTA DA INTERCOMUNICAÇÃO DOS SABERES"
    "resumo" => "O PRESENTE TEXTO, PARA ALCANÇAR SEU OBJETIVO PRINCIPAL, BASEIA-SE EM DUAS PROBLEMÁTICAS: 1) A DE ESBO?AR, DE MANEIRA GERAL, A CRÍTICA QUE OS PENSADORES ALEM?ES THEODOR ADORNO & MAX HORKHEIMER FIZERAM ? INSTRUMENTALIZAÇÃO DA RAZ?O NA OBRA "DIALÍTICA DO ESCLARECIMENTO: FRAGMENTOS FILOSÓFICOS", NA QUAL, EM TAL CRÍTICA, SE APRESENTA UMA DIVISÃO DAS CIÊNCIAS ? FATO QUE TAMBÉM ACONTECE NO AMBIENTE ESCOLAR ? DECORRENTE DO AVANÇO DA TÉCNICA ENQUANTO PRODUÇÃO EM MASSA; 2) FEITA ESTA CRÍTICA, VAMOS NOS UTILIZAR DA OBRA ?OS SETE SABERES NECESSÁRIOS ? EDUCAÇÃO DO FUTURO? DO FRANC?S EDGAR MORIN, PARA APONTARMOS SUA CRÍTICA A ALGUNS ASPECTOS DA RACIONALIDADE E PARA EVOCARMOS O MÉTODO PROPOSTO POR ELE QUE VISA UMA POSSÍVEL REFORMA DA EDUCAÇÃO, QUE SE BASEIA NA IDEIA DA INTERCOMUNICAÇÃO ENTRE OS SABERES DAS DIVERSAS ÁREAS. ESCLARECIDAS ESSAS IDEIAS, TAMBÉM TEMOS POR OBJETIVO EFETUARMOS UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE OS PENSAMENTOS DESSES AUTORES PARA EVIDENCIARMOS MAIS UM MÉTODO PARA UMA POSSÍVEL MELHORA NA EDUCAÇÃO BASEADO NA CRÍTICA ? RAZ?O INSTRUMENTAL E NA RELAÇÃO DOS SABERES; COM ISTO, BUSCAREMOS ELUCIDAR COMO ESSA CRÍTICA FALA SOBRE A ESPECIFICIDADE E DIVISÃO DOS TRABALHOS E DAS ÁREAS DO SABER; E COMO ESSAS DIVIS?ES DAS CIÊNCIAS INFLUENCIARAM E FAZEM PARTE DO NOSSO ENSINO, EM QUE CADA CIÊNCIA FICA FECHADA EM SUA ÁREA E NÃO DIALOGA COM OUTRAS ÁREAS; PARA PODERMOS ELUCIDAR ? COM O INTUITO DE PROPORMOS UMA MELHORA PARA A EDUCAÇÃO ? O PENSAMENTO DE EDGAR MORIN RELACIONADO ? COMPLEXIDADE E INTERCOMUNICAÇÃO DOS SABERES COMO MAIS UM INSTRUMENTO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-03 – Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "ESCLARECIMENTO, EDUCAÇÃO, COMPLEXIDADE, INTERCOMUNICAÇÃO, INTERCOMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA19_ID164_15102019142251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STÊNIO MARCELO DE LIMA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "STÊNIO"
    "autor_email" => "stenio_np@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64484
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 164
    "titulo" => "ESCLARECIMENTO E EDUCAÇÃO: CRÍTICA ? RAZ?O INSTRUMENTAL E A PROPOSTA DA INTERCOMUNICAÇÃO DOS SABERES"
    "resumo" => "O PRESENTE TEXTO, PARA ALCANÇAR SEU OBJETIVO PRINCIPAL, BASEIA-SE EM DUAS PROBLEMÁTICAS: 1) A DE ESBO?AR, DE MANEIRA GERAL, A CRÍTICA QUE OS PENSADORES ALEM?ES THEODOR ADORNO & MAX HORKHEIMER FIZERAM ? INSTRUMENTALIZAÇÃO DA RAZ?O NA OBRA "DIALÍTICA DO ESCLARECIMENTO: FRAGMENTOS FILOSÓFICOS", NA QUAL, EM TAL CRÍTICA, SE APRESENTA UMA DIVISÃO DAS CIÊNCIAS ? FATO QUE TAMBÉM ACONTECE NO AMBIENTE ESCOLAR ? DECORRENTE DO AVANÇO DA TÉCNICA ENQUANTO PRODUÇÃO EM MASSA; 2) FEITA ESTA CRÍTICA, VAMOS NOS UTILIZAR DA OBRA ?OS SETE SABERES NECESSÁRIOS ? EDUCAÇÃO DO FUTURO? DO FRANC?S EDGAR MORIN, PARA APONTARMOS SUA CRÍTICA A ALGUNS ASPECTOS DA RACIONALIDADE E PARA EVOCARMOS O MÉTODO PROPOSTO POR ELE QUE VISA UMA POSSÍVEL REFORMA DA EDUCAÇÃO, QUE SE BASEIA NA IDEIA DA INTERCOMUNICAÇÃO ENTRE OS SABERES DAS DIVERSAS ÁREAS. ESCLARECIDAS ESSAS IDEIAS, TAMBÉM TEMOS POR OBJETIVO EFETUARMOS UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE OS PENSAMENTOS DESSES AUTORES PARA EVIDENCIARMOS MAIS UM MÉTODO PARA UMA POSSÍVEL MELHORA NA EDUCAÇÃO BASEADO NA CRÍTICA ? RAZ?O INSTRUMENTAL E NA RELAÇÃO DOS SABERES; COM ISTO, BUSCAREMOS ELUCIDAR COMO ESSA CRÍTICA FALA SOBRE A ESPECIFICIDADE E DIVISÃO DOS TRABALHOS E DAS ÁREAS DO SABER; E COMO ESSAS DIVIS?ES DAS CIÊNCIAS INFLUENCIARAM E FAZEM PARTE DO NOSSO ENSINO, EM QUE CADA CIÊNCIA FICA FECHADA EM SUA ÁREA E NÃO DIALOGA COM OUTRAS ÁREAS; PARA PODERMOS ELUCIDAR ? COM O INTUITO DE PROPORMOS UMA MELHORA PARA A EDUCAÇÃO ? O PENSAMENTO DE EDGAR MORIN RELACIONADO ? COMPLEXIDADE E INTERCOMUNICAÇÃO DOS SABERES COMO MAIS UM INSTRUMENTO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-03 – Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "ESCLARECIMENTO, EDUCAÇÃO, COMPLEXIDADE, INTERCOMUNICAÇÃO, INTERCOMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA19_ID164_15102019142251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STÊNIO MARCELO DE LIMA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "STÊNIO"
    "autor_email" => "stenio_np@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TEXTO, PARA ALCANÇAR SEU OBJETIVO PRINCIPAL, BASEIA-SE EM DUAS PROBLEMÁTICAS: 1) A DE ESBO?AR, DE MANEIRA GERAL, A CRÍTICA QUE OS PENSADORES ALEM?ES THEODOR ADORNO & MAX HORKHEIMER FIZERAM ? INSTRUMENTALIZAÇÃO DA RAZ?O NA OBRA "DIALÍTICA DO ESCLARECIMENTO: FRAGMENTOS FILOSÓFICOS", NA QUAL, EM TAL CRÍTICA, SE APRESENTA UMA DIVISÃO DAS CIÊNCIAS ? FATO QUE TAMBÉM ACONTECE NO AMBIENTE ESCOLAR ? DECORRENTE DO AVANÇO DA TÉCNICA ENQUANTO PRODUÇÃO EM MASSA; 2) FEITA ESTA CRÍTICA, VAMOS NOS UTILIZAR DA OBRA ?OS SETE SABERES NECESSÁRIOS ? EDUCAÇÃO DO FUTURO? DO FRANC?S EDGAR MORIN, PARA APONTARMOS SUA CRÍTICA A ALGUNS ASPECTOS DA RACIONALIDADE E PARA EVOCARMOS O MÉTODO PROPOSTO POR ELE QUE VISA UMA POSSÍVEL REFORMA DA EDUCAÇÃO, QUE SE BASEIA NA IDEIA DA INTERCOMUNICAÇÃO ENTRE OS SABERES DAS DIVERSAS ÁREAS. ESCLARECIDAS ESSAS IDEIAS, TAMBÉM TEMOS POR OBJETIVO EFETUARMOS UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE OS PENSAMENTOS DESSES AUTORES PARA EVIDENCIARMOS MAIS UM MÉTODO PARA UMA POSSÍVEL MELHORA NA EDUCAÇÃO BASEADO NA CRÍTICA ? RAZ?O INSTRUMENTAL E NA RELAÇÃO DOS SABERES; COM ISTO, BUSCAREMOS ELUCIDAR COMO ESSA CRÍTICA FALA SOBRE A ESPECIFICIDADE E DIVISÃO DOS TRABALHOS E DAS ÁREAS DO SABER; E COMO ESSAS DIVIS?ES DAS CIÊNCIAS INFLUENCIARAM E FAZEM PARTE DO NOSSO ENSINO, EM QUE CADA CIÊNCIA FICA FECHADA EM SUA ÁREA E NÃO DIALOGA COM OUTRAS ÁREAS; PARA PODERMOS ELUCIDAR ? COM O INTUITO DE PROPORMOS UMA MELHORA PARA A EDUCAÇÃO ? O PENSAMENTO DE EDGAR MORIN RELACIONADO ? COMPLEXIDADE E INTERCOMUNICAÇÃO DOS SABERES COMO MAIS UM INSTRUMENTO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.