SABENDO QUE A GEOGRAFIA ? UMA CIÊNCIA DINÂMICA E O QUANTO ? DESAFIADOR PARA O PROFESSOR EM SE
LIMITAR EM APENAS AULAS EXPOSITIVA ONDE ELE ? O MEDIADOR DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA E COMO SE
TORNA ENFADONHO E CANSATIVO PARA O ALUNO SER APENAS O RECEPTOR DAQUELAS INFORMAÇÕES, SEMPRE SE FAZ
NECESSÁRIO O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, A EXEMPLO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA TORNAR A AULA MAIS
DINÂMICA E ATRATIVA PARA O ALUNADO, DESSE MODO AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM. O
PRESENTE TRABALHO BUSCA ABORDAR A VIVÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA DE ÂMBITO MUNICIPAL
JUDITH BARBOSA DE PAULO REGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB, TENDO A PARTICIPAÇÃO OS
ALUNOS DO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ,EM CONJUNTO COM A EXPERIÊNCIA PRESENCIADA NO AMBIENTE
ESCOLAR, ARTICULANDO OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS AGU?ADOS NA UNIVERSIDADE E POSTO EM PRATICA NO INICIO
A DOCÊNCIA . ENQUANTO METODOLOGIA, A PESQUISA TEM UM CUNHO COLABORATIVO E PARTICIPATIVO ONDE O
PESQUISADOR IR? SE ENVOLVER NA CONSTRUÇÃO E NA PRATICA DAS ATIVIDADES FORAM UTILIZADOS COMO RECURSOS
MAPAS E ATIVIDADES EXTRACLASSES E COMO SUPORTE TEÓRICO LEITURAS DE PIAGET(1975), CASTELLAR(2010) E
BRENDA(2013) . A PARTIR DESSE ESTUDO, PERCEBE-SE O APORTE DO USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS PARA MELHOR
ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS.