O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O USO DE JOGOS E
BRINCADEIRAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64600 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 212 "titulo" => """ O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O USO DE JOGOS E\r\n BRINCADEIRAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA """ "resumo" => """ SABENDO QUE A GEOGRAFIA ? UMA CIÊNCIA DINÂMICA E O QUANTO ? DESAFIADOR PARA O PROFESSOR EM SE\r\n LIMITAR EM APENAS AULAS EXPOSITIVA ONDE ELE ? O MEDIADOR DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA E COMO SE\r\n TORNA ENFADONHO E CANSATIVO PARA O ALUNO SER APENAS O RECEPTOR DAQUELAS INFORMAÇÕES, SEMPRE SE FAZ\r\n NECESSÁRIO O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, A EXEMPLO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA TORNAR A AULA MAIS\r\n DINÂMICA E ATRATIVA PARA O ALUNADO, DESSE MODO AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM. O\r\n PRESENTE TRABALHO BUSCA ABORDAR A VIVÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA DE ÂMBITO MUNICIPAL\r\n JUDITH BARBOSA DE PAULO REGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB, TENDO A PARTICIPAÇÃO OS\r\n ALUNOS DO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ,EM CONJUNTO COM A EXPERIÊNCIA PRESENCIADA NO AMBIENTE\r\n ESCOLAR, ARTICULANDO OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS AGU?ADOS NA UNIVERSIDADE E POSTO EM PRATICA NO INICIO\r\n A DOCÊNCIA . ENQUANTO METODOLOGIA, A PESQUISA TEM UM CUNHO COLABORATIVO E PARTICIPATIVO ONDE O\r\n PESQUISADOR IR? SE ENVOLVER NA CONSTRUÇÃO E NA PRATICA DAS ATIVIDADES FORAM UTILIZADOS COMO RECURSOS\r\n MAPAS E ATIVIDADES EXTRACLASSES E COMO SUPORTE TEÓRICO LEITURAS DE PIAGET(1975), CASTELLAR(2010) E\r\n BRENDA(2013) . A PARTIR DESSE ESTUDO, PERCEBE-SE O APORTE DO USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS PARA MELHOR\r\n ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, JOGOS, RESIDENCIA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID212_14102019100851.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELLA LARISSA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAELLA GOMES " "autor_email" => "raffalarissa@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64600 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 212 "titulo" => """ O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O USO DE JOGOS E\r\n BRINCADEIRAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA """ "resumo" => """ SABENDO QUE A GEOGRAFIA ? UMA CIÊNCIA DINÂMICA E O QUANTO ? DESAFIADOR PARA O PROFESSOR EM SE\r\n LIMITAR EM APENAS AULAS EXPOSITIVA ONDE ELE ? O MEDIADOR DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA E COMO SE\r\n TORNA ENFADONHO E CANSATIVO PARA O ALUNO SER APENAS O RECEPTOR DAQUELAS INFORMAÇÕES, SEMPRE SE FAZ\r\n NECESSÁRIO O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, A EXEMPLO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA TORNAR A AULA MAIS\r\n DINÂMICA E ATRATIVA PARA O ALUNADO, DESSE MODO AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM. O\r\n PRESENTE TRABALHO BUSCA ABORDAR A VIVÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA DE ÂMBITO MUNICIPAL\r\n JUDITH BARBOSA DE PAULO REGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB, TENDO A PARTICIPAÇÃO OS\r\n ALUNOS DO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ,EM CONJUNTO COM A EXPERIÊNCIA PRESENCIADA NO AMBIENTE\r\n ESCOLAR, ARTICULANDO OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS AGU?ADOS NA UNIVERSIDADE E POSTO EM PRATICA NO INICIO\r\n A DOCÊNCIA . ENQUANTO METODOLOGIA, A PESQUISA TEM UM CUNHO COLABORATIVO E PARTICIPATIVO ONDE O\r\n PESQUISADOR IR? SE ENVOLVER NA CONSTRUÇÃO E NA PRATICA DAS ATIVIDADES FORAM UTILIZADOS COMO RECURSOS\r\n MAPAS E ATIVIDADES EXTRACLASSES E COMO SUPORTE TEÓRICO LEITURAS DE PIAGET(1975), CASTELLAR(2010) E\r\n BRENDA(2013) . A PARTIR DESSE ESTUDO, PERCEBE-SE O APORTE DO USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS PARA MELHOR\r\n ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, JOGOS, RESIDENCIA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID212_14102019100851.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELLA LARISSA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAELLA GOMES " "autor_email" => "raffalarissa@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }