O PRESENTE TRABALHO POSSUI COMO OBJETO DE ESTUDO O PROBLEMA DA DISTORÇÃO IDADE ? SÉRIE NO
CONTEXTO ESCOLAR, TENDO COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DAS ALUNAS DO
PROGRAMA PIBID EM SALA DE AULA DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL (EMEF) MARIINHA
BORBOREMA, COM O INTUITO DE CONTRIBUIR, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA SUPERVISORA, NO AVANÇO ESCOLAR
DESSES ALUNOS, POSSIBILITANDO QUE AS CRIANÇAS PROGRIDAM EM SEU APRENDIZADO E EM SUA FORMAÇÃO SOCIAL. ESPECIFICAMENTE OBJETIVAMOS REFLETIR COMO O PROBLEMA DA DISTORÇÃO IDADE ? SÉRIE SE FAZ PRESENTE NA ESCOLA SUPRACITADA, MAIS ESPECIALMENTE, NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA DAS
ATIVIDADES EM SALA SE DEU ATRAVÉS DO ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL AQUELES QUE DEMONSTRARAM MAIOR DIFICULDADE EM ASSIMILAR OS CONTEÚDOS, BEM COMO AUXILIANDO OS ALUNOS COM AUSÊNCIA DE DOM?NIO DA LEITURA E ESCRITA, ALÉM DE PROPICIAR ATIVIDADES DE INTERAÇÃO EM GRUPO, POR MEIO DE BRINCADEIRAS E MATERIAIS LÚDICOS. PARA TANTO, NOS APOIAREMOS TEORICAMENTE EM BRASIL (1988), BRASIL (1996), ESTEBAN (2012), MOREIRA (2014), PIAGET (1972). OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS CRIANÇAS QUE APRESENTAM MAIORES
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SÃO AS MESMAS QUE POSSUEM HISTÓRICO DE DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE E DE
INSUCESSO ESCOLAR, QUE NO GERAL SÃO CRIANÇAS DE PERFIL SOCIOECONÔMICO MAIS BAIXO, DAS QUAIS DESDE
MUITO CEDO PRECISAM DESENVOLVER ATIVIDADES E PAPÉIS QUE NÃO LHES CABEM ENQUANTO SUJEITOS QUE ESTÃO EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS BASES. FATO ESSE QUE EVIDENCIA A
IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS COMO O PIBID NO PROCESSO DE ENSINO-APENDIZAGEM, TANTO POR PARTE DOS ALUNOS, QUANTO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO.