RESUMO: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VISA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, ATRAVÉS DA INSERÇÃO DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO SOB A SUPERVISÃO DE UM PRECEPTOR/PROFESSOR MAIS EXPERIENTE. COM ISSO, O FUTURO PROFESSOR TEM A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DO COTIDIANO ESCOLAR; PLANEJANDO AULAS, ENSINANDO E OBSERVANDO COMO TODA A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SE ORGANIZA PARA OFERECER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. NESSE SENTIDO, PROPOMOS COMO OBJETIVO DESTE TRABALHO APRESENTAR COMO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA ACONTECE EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DA CIDADE DE MONTEIRO E DESCREVER AS AVALIAÇÕES FEITAS POR ALGUNS INTEGRANTES DA ESCOLA EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. DESSE MODO, FIZEMOS ENTREVISTAS COM SEIS MEMBROS: GESTOR DA ESCOLA, A PROFESSORA/PRECEPTORA, DOIS ALUNOS E DOIS RESIDENTES, COM A FINALIDADE DE DESCOBRIR COMO ELES AVALIAM O FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA NESSA INSTITUIÇÃO. OS RESULTADOS APONTAM QUE APESAR DO PROJETO SER UMA NOVA PROPOSTA PARA O APERFEIÇOAMENTO DE FUTUROS DOCENTES, PODE TRAZER RESULTADOS POSITIVOS QUANTO ? QUALIDADE DE ENSINO.