A SOCIOLOGIA ENTRE NOTAS MUSICAIS: UMA TESSITURA DA DIALOGICIDADE DOS SABERES
OL?VIA FERNANDES
TEDMA FARIAS SILVA
RAYANNA FELIPE RIBEIRO
JUSSARA NATÁLIA MOREIRA B?LENS (ORIENTADORA)
RESUMO
ESTA PESQUISA FOI REALIZADA DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA REALIZADAS NOS MESES DE AGOSTO DE 2018 A OUTUBRO DE 2019, NAS AULAS DE SOCIOLOGIA, DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB, PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NA ÁREA DE SOCIOLOGIA, FOMENTADA PELA CAPES-UEPB. O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM A PROFESSORA DOUTORA JUSSARA NATÁLIA BELENS COMO COORDENADORA E O MESTRANDO CARLOS JOSEPH RAMOS RAFAEL COMO PRECEPTOR. DIANTE DAS EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA, OBSERVA-SE QUE O COMPONENTE CURRICULAR DE SOCIOLOGIA SE APRESENTA COM UM GRANDE DESAFIO: DINAMIZAR A AULA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, BUSCANDO RELACIONAR A TEORIA COM A PRÁTICA E VIVÊNCIAS DOS SUJEITOS-ALUNOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO. OBSERVA-SE A NECESSIDADE DE SE ESTABELECER UMA PONTE ENTRE OS SABERES DOS ESTUDANTES, COM OS SABERES DOCENTES E CIENTÍFICOS. CONSIDERANDO ESSAS QUESTÕES OBSERVADAS DURANTE A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA SOCIOLOGIA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, FEZ-SE USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA, UTILIZANDO-SE DO ESTUDO DE BASE ETNOGRÁFICA E DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, A PESQUISA BUSCOU RESPALDO NOS CONCEITOS DA ?TRANSVERSALIDADE? DE EDGARD MORIN (2012), QUE COMPREENDE O INDIV?DUO DE FORMA GLOBAL E NÃO DE MANEIRA ISOLADA. E ISSO ROMPE COM O ENSINO LINEAR E UNILATERAL. TAMBÉM SE RESPALDOU EM PAULO FREIRE (1996), ESPECIFICAMENTE EM SUA OBRA ?PEDAGOGIA DA AUTONOMIA?, NA QUAL O PEDAGOGO APRESENTA METODOLOGIAS E SABERES NECESSÁRIOS PARA VALIDAR A ATUAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO DISCENTE, COM FINS A SUA AUTONOMIA.
PALAVRAS-CHAVES: METODOLOGIA ALTERNATIVA, SABERES DO COTIDIANO, SOCIOLOGIA INTERATIVA.