COGITA-SE, COM MUITA FREQU?NCIA QUE, ? AMPLA A LITERATURA QUE INCENTIVA A UTILIZAÇÃO DE ABORDAGENS HISTÓRICO FILOS?FICAS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS, POIS ELAS PODEM: TORNAR AS AULAS MAIS DESAFIADORAS E REFLEXIVAS PERMITINDO QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM O PENSAMENTO CRÍTICO E ENCONTREM SIGNIFICADO NOS CONTEÚDOS ESTUDADOS, DEMONSTRAR QUE A CIÊNCIA ? UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA, ENTRE OUTROS FATORES. LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO ESSES ASPECTOS ? ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), O QUAL ? FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) QUE SE BUSCOU LEVAR A HFC PARA SALA DE AULA, JÁ QUE O PROGRAMA TEM COMO ÊNFASE, PROMOVER A APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DE PROJETOS DESENVOLVIDOS PELOS LICENCIANDOS. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETO INTRODUZIR, ÀS DISCUSSÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA (HFC) PARA DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CIDADE INTEGRAL BENJAMIM MARANH?O NA CIDADE DE ARARUNA.