Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADO AO MATERIAL CONCRETO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DISCO DE FRAÇÕES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MATERIAIS CONCRETOS Pôster (PO) GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64705
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 174
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADO AO MATERIAL CONCRETO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES"
    "resumo" => "TAL ATIVIDADE OCORREU NO AMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, E FOI MINISTRADA NA E.E.E.F.M FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO EM QUEIMADAS - PB, PELOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARTICIPANTES DO PROGRAMA, OS PARTICIPANTES FORAM  OS ALUNOS DO  1º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM UMA TURMA DE NIVELAMENTO. OS CONTEÚDOS MATEMATICOS ESTUDADOS DEVEM SER ABORDADOS COMO UMA FORMA DE REVISÃO. TENDO EM MENTE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS NA COMPREESÃO DOS CONCEITOS DE FRAÇÕES, PELO FATO DE QUE EM DIVERSAS VEZES, TAIS CONCEITOS SÃO VISTOS DE MANEIRA EXPOSITIVA, NA QUAL O ALUNO ? LEVADO A DECORAR CERTAS REGRAS, QUE SE APLICAM ÀS SUAS OPERAÇÕES. DESCIDIMOS DESENVOLVER UMA PROPOSTA METODOLOGICA, PARTINDO INICIALMENTE, DE UM PROBLEMA ABERTO, COM O QUAL OS ALUNOS ESTARIAM LIVRES PARA UTILIZAR AS ESTRATÉGIAS QUE ACREDITASSEM SER MELHOR, EM CONJUNTO COM ESSA ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZAMOS MATERIAIS CONCRETOS, DISCOS DE FRAÇÕES, PARA QUE OS ALUNOS CONSEGUISSEM FAZER UMA MEDIAÇÃO ENTRE O MODELO ALG?BRICO COM O PROBLEMA. NO TERMINO DESSA ATIVIDADE PROPOMOS QUE OS ALUNOS DESENVOLVESSEM SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS, FORMULANDO-OS. OS MATERIAIS CONCRETOS OCUPARAM UM PAPEL DE DESTAQUE NA ATIVIDADE, POIS ELES FORAM UTILIZADOS COMO UMA FORMA DE VALIDAR O ENSINO DE FRAÇÕES, TORNANDO-O MAIS SIGNIFICATIVO PARA OS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMO ESSA ? POSSÍVEL HAVER UMA QUEBRA DE BARREIRAS AO SE TRABALHAR COM CONCEITOS UM TANTO ESTRANHOS E, ASSIM, LEVAR OS ALUNOS A COMPREENDEREM O CONTEÚDO DE FRAÇÕES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DISCO DE FRAÇÕES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MATERIAIS CONCRETOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID174_19102019165318.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO OF"
    "autor_email" => "bruno1504oliveira@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64705
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 174
    "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADO AO MATERIAL CONCRETO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES"
    "resumo" => "TAL ATIVIDADE OCORREU NO AMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, E FOI MINISTRADA NA E.E.E.F.M FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO EM QUEIMADAS - PB, PELOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARTICIPANTES DO PROGRAMA, OS PARTICIPANTES FORAM  OS ALUNOS DO  1º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM UMA TURMA DE NIVELAMENTO. OS CONTEÚDOS MATEMATICOS ESTUDADOS DEVEM SER ABORDADOS COMO UMA FORMA DE REVISÃO. TENDO EM MENTE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS NA COMPREESÃO DOS CONCEITOS DE FRAÇÕES, PELO FATO DE QUE EM DIVERSAS VEZES, TAIS CONCEITOS SÃO VISTOS DE MANEIRA EXPOSITIVA, NA QUAL O ALUNO ? LEVADO A DECORAR CERTAS REGRAS, QUE SE APLICAM ÀS SUAS OPERAÇÕES. DESCIDIMOS DESENVOLVER UMA PROPOSTA METODOLOGICA, PARTINDO INICIALMENTE, DE UM PROBLEMA ABERTO, COM O QUAL OS ALUNOS ESTARIAM LIVRES PARA UTILIZAR AS ESTRATÉGIAS QUE ACREDITASSEM SER MELHOR, EM CONJUNTO COM ESSA ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZAMOS MATERIAIS CONCRETOS, DISCOS DE FRAÇÕES, PARA QUE OS ALUNOS CONSEGUISSEM FAZER UMA MEDIAÇÃO ENTRE O MODELO ALG?BRICO COM O PROBLEMA. NO TERMINO DESSA ATIVIDADE PROPOMOS QUE OS ALUNOS DESENVOLVESSEM SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS, FORMULANDO-OS. OS MATERIAIS CONCRETOS OCUPARAM UM PAPEL DE DESTAQUE NA ATIVIDADE, POIS ELES FORAM UTILIZADOS COMO UMA FORMA DE VALIDAR O ENSINO DE FRAÇÕES, TORNANDO-O MAIS SIGNIFICATIVO PARA OS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMO ESSA ? POSSÍVEL HAVER UMA QUEBRA DE BARREIRAS AO SE TRABALHAR COM CONCEITOS UM TANTO ESTRANHOS E, ASSIM, LEVAR OS ALUNOS A COMPREENDEREM O CONTEÚDO DE FRAÇÕES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DISCO DE FRAÇÕES, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MATERIAIS CONCRETOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID174_19102019165318.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO OF"
    "autor_email" => "bruno1504oliveira@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

TAL ATIVIDADE OCORREU NO AMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DA CAPES, E FOI MINISTRADA NA E.E.E.F.M FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO EM QUEIMADAS - PB, PELOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARTICIPANTES DO PROGRAMA, OS PARTICIPANTES FORAM OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM UMA TURMA DE NIVELAMENTO. OS CONTEÚDOS MATEMATICOS ESTUDADOS DEVEM SER ABORDADOS COMO UMA FORMA DE REVISÃO. TENDO EM MENTE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS NA COMPREESÃO DOS CONCEITOS DE FRAÇÕES, PELO FATO DE QUE EM DIVERSAS VEZES, TAIS CONCEITOS SÃO VISTOS DE MANEIRA EXPOSITIVA, NA QUAL O ALUNO ? LEVADO A DECORAR CERTAS REGRAS, QUE SE APLICAM ÀS SUAS OPERAÇÕES. DESCIDIMOS DESENVOLVER UMA PROPOSTA METODOLOGICA, PARTINDO INICIALMENTE, DE UM PROBLEMA ABERTO, COM O QUAL OS ALUNOS ESTARIAM LIVRES PARA UTILIZAR AS ESTRATÉGIAS QUE ACREDITASSEM SER MELHOR, EM CONJUNTO COM ESSA ATIVIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZAMOS MATERIAIS CONCRETOS, DISCOS DE FRAÇÕES, PARA QUE OS ALUNOS CONSEGUISSEM FAZER UMA MEDIAÇÃO ENTRE O MODELO ALG?BRICO COM O PROBLEMA. NO TERMINO DESSA ATIVIDADE PROPOMOS QUE OS ALUNOS DESENVOLVESSEM SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS, FORMULANDO-OS. OS MATERIAIS CONCRETOS OCUPARAM UM PAPEL DE DESTAQUE NA ATIVIDADE, POIS ELES FORAM UTILIZADOS COMO UMA FORMA DE VALIDAR O ENSINO DE FRAÇÕES, TORNANDO-O MAIS SIGNIFICATIVO PARA OS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMO ESSA ? POSSÍVEL HAVER UMA QUEBRA DE BARREIRAS AO SE TRABALHAR COM CONCEITOS UM TANTO ESTRANHOS E, ASSIM, LEVAR OS ALUNOS A COMPREENDEREM O CONTEÚDO DE FRAÇÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.