OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DA TENDÊNCIA ANTISSOCIAL
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64621 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 1090 "titulo" => "OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DA TENDÊNCIA ANTISSOCIAL" "resumo" => "ESTA PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR OS IMPACTOS DA OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS COM CONDUTAS ANTISSOCIAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO PESQUISA-AÇÃO. FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA-PB, EM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERADA A TURMA COM MAIOR HISTÓRICO DE COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS. NESTA TURMA APLICAMOS A OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS (OBBA), UM PROGRAMA DIDÁTICO DA PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE. A OBBA FOI REALIZADA DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PARTIR DA ESCOLHA DAS CRIANÇAS, FORAM REALIZADAS ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DOS SEGUINTES BRINQUEDOS: PETECA, MINI-FRESCOBOL, BOLA DE MEIA, PULA-BOLA, JOGO DE TAMPINHAS E CAMPINHO DE FUTEBOL, TOTALIZANDO 27 HORAS/AULAS. AS CRIANÇAS FORAM AVALIADAS A PARTIR DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA TENDÊNCIA ANTISSOCIAL (PATA), INSTRUMENTO ELABORADO PELOS PESQUISADORES, QUE PERMITE O REGISTRO DAS AÇÕES ANTISSOCIAIS DE AGRESSÃO FÍSICA (SOCAR E EMPURRAR) E DE AGRESSÃO VERBAL (XINGAR E APELIDAR). O PROTOCOLO FOI APLICADO DUAS VEZES: O PATA-I, ANTES DA REALIZAÇÃO DA OFICINA, E O PATA-II, DURANTE A REALIZAÇÃO DA OFICINA. A COMPARAÇÃO DOS REGISTROS ANTES E DURANTE A OFICINA REVELOU UMA DIMINUIÇÃO EXPRESSIVA DO NÚMERO DE AGRESSÕES. FORAM REGISTRADAS 71 AGRESSÕES DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÕES, JÁ DURANTE A OFICINA FORAM CONTABILIZADAS APENAS 5 AGRESSÕES. OS RESULTADOS INDICAM QUE O PROFESSOR AO UTILIZAR A OBBA, FAVORECEU A DIMINUIÇÃO DOS COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DE CONSTRUÇÃO COLETIVA E COMPARTILHAMENTO DE MATERIAIS E APRENDIZAGENS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-02 – A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "JOGO, EDUCAÇÃO FÍSICA, PSICANÁLISE, TENDÊNCIA ANTISSOCIAL, TENDÊNCIA ANTISSOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA18_ID1090_20102019170110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEYS EDUARDO DOS SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "LEYS SOARES" "autor_email" => "leyseduardo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64621 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 1090 "titulo" => "OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DA TENDÊNCIA ANTISSOCIAL" "resumo" => "ESTA PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR OS IMPACTOS DA OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS COM CONDUTAS ANTISSOCIAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO PESQUISA-AÇÃO. FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA-PB, EM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERADA A TURMA COM MAIOR HISTÓRICO DE COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS. NESTA TURMA APLICAMOS A OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS (OBBA), UM PROGRAMA DIDÁTICO DA PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE. A OBBA FOI REALIZADA DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PARTIR DA ESCOLHA DAS CRIANÇAS, FORAM REALIZADAS ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DOS SEGUINTES BRINQUEDOS: PETECA, MINI-FRESCOBOL, BOLA DE MEIA, PULA-BOLA, JOGO DE TAMPINHAS E CAMPINHO DE FUTEBOL, TOTALIZANDO 27 HORAS/AULAS. AS CRIANÇAS FORAM AVALIADAS A PARTIR DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA TENDÊNCIA ANTISSOCIAL (PATA), INSTRUMENTO ELABORADO PELOS PESQUISADORES, QUE PERMITE O REGISTRO DAS AÇÕES ANTISSOCIAIS DE AGRESSÃO FÍSICA (SOCAR E EMPURRAR) E DE AGRESSÃO VERBAL (XINGAR E APELIDAR). O PROTOCOLO FOI APLICADO DUAS VEZES: O PATA-I, ANTES DA REALIZAÇÃO DA OFICINA, E O PATA-II, DURANTE A REALIZAÇÃO DA OFICINA. A COMPARAÇÃO DOS REGISTROS ANTES E DURANTE A OFICINA REVELOU UMA DIMINUIÇÃO EXPRESSIVA DO NÚMERO DE AGRESSÕES. FORAM REGISTRADAS 71 AGRESSÕES DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÕES, JÁ DURANTE A OFICINA FORAM CONTABILIZADAS APENAS 5 AGRESSÕES. OS RESULTADOS INDICAM QUE O PROFESSOR AO UTILIZAR A OBBA, FAVORECEU A DIMINUIÇÃO DOS COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DE CONSTRUÇÃO COLETIVA E COMPARTILHAMENTO DE MATERIAIS E APRENDIZAGENS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-02 – A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "JOGO, EDUCAÇÃO FÍSICA, PSICANÁLISE, TENDÊNCIA ANTISSOCIAL, TENDÊNCIA ANTISSOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA18_ID1090_20102019170110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEYS EDUARDO DOS SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "LEYS SOARES" "autor_email" => "leyseduardo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }