ESTA PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR OS IMPACTOS DA OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS COM CONDUTAS ANTISSOCIAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO PESQUISA-AÇÃO. FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA-PB, EM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERADA A TURMA COM MAIOR HISTÓRICO DE COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS. NESTA TURMA APLICAMOS A OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS (OBBA), UM PROGRAMA DIDÁTICO DA PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE. A OBBA FOI REALIZADA DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PARTIR DA ESCOLHA DAS CRIANÇAS, FORAM REALIZADAS ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DOS SEGUINTES BRINQUEDOS: PETECA, MINI-FRESCOBOL, BOLA DE MEIA, PULA-BOLA, JOGO DE TAMPINHAS E CAMPINHO DE FUTEBOL, TOTALIZANDO 27 HORAS/AULAS. AS CRIANÇAS FORAM AVALIADAS A PARTIR DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA TENDÊNCIA ANTISSOCIAL (PATA), INSTRUMENTO ELABORADO PELOS PESQUISADORES, QUE PERMITE O REGISTRO DAS AÇÕES ANTISSOCIAIS DE AGRESSÃO FÍSICA (SOCAR E EMPURRAR) E DE AGRESSÃO VERBAL (XINGAR E APELIDAR). O PROTOCOLO FOI APLICADO DUAS VEZES: O PATA-I, ANTES DA REALIZAÇÃO DA OFICINA, E O PATA-II, DURANTE A REALIZAÇÃO DA OFICINA. A COMPARAÇÃO DOS REGISTROS ANTES E DURANTE A OFICINA REVELOU UMA DIMINUIÇÃO EXPRESSIVA DO NÚMERO DE AGRESSÕES. FORAM REGISTRADAS 71 AGRESSÕES DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÕES, JÁ DURANTE A OFICINA FORAM CONTABILIZADAS APENAS 5 AGRESSÕES. OS RESULTADOS INDICAM QUE O PROFESSOR AO UTILIZAR A OBBA, FAVORECEU A DIMINUIÇÃO DOS COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DE CONSTRUÇÃO COLETIVA E COMPARTILHAMENTO DE MATERIAIS E APRENDIZAGENS.