A IMPORTÂNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NA E. E. E. F. RODRIGUES DE CARVALHO, ARAÇAGI/PB
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64349 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NA E. E. E. F. RODRIGUES DE CARVALHO, ARAÇAGI/PB" "resumo" => "EM MEIO ? SOCIEDADE CONTEMPOR?NEA, BUSCA-SE NO ÂMBITO EDUCACIONAL UM ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO, VOLTADO A FAZER O ALUNO PENSAR, INTERPRETAR E QUESTIONAR. A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ? FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO, DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESTE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO MÉDIO, PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS DENTRO DE UMA SOCIEDADE QUE ESTÁ EM CONSTANTES MUDANÇAS EM SEU ESPAÇO, REFLETINDO SOBRE A RELEVÂNCIA DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DO ENSINO AO UTILIZAR METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, DINAMIZANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA, POSSIBILITANDO IR ALÉM DA EDUCAÇÃO QUE PRODUZ CONFORMIDADE E CONSENSO. O DOCENTE DEVE ATENTAR A BUSCAR, UM ENSINO QUE FRUTIFIQUE RELAÇÕES DE DIÁLOGOS, AGUCE A CRITICIDADE, NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA, BEM COMO MOSTRAR NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO, TENDO COM O ESTUDO DE CASO A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RODRIGUES DE CARVALHO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI/PB. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM BASE EM INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DE DIFERENTES AUTORES E AUTORAS QUE ABORDAM O TEMA TAIS COMO PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE (2009), CASTROGIOVANNI (2010), REFFATTI (2007) E ROSSATO; SILVA (2007). ALÉM DISSO, SE FAR? USO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM BASE DOCUMENTAL, APLICANDO UM QUESTIONÁRIO COM ALUNOS DO 1? E 3º ANO POIS ESTAS SÃO TURMAS ONDE OS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FORAM ALOCADOS NA REFERIDA ESCOLA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO MÉDIO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID311_09102019230902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSINEIDE ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSY" "autor_email" => "josyalves0809@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64349 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NA E. E. E. F. RODRIGUES DE CARVALHO, ARAÇAGI/PB" "resumo" => "EM MEIO ? SOCIEDADE CONTEMPOR?NEA, BUSCA-SE NO ÂMBITO EDUCACIONAL UM ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO, VOLTADO A FAZER O ALUNO PENSAR, INTERPRETAR E QUESTIONAR. A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ? FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO, DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESTE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO MÉDIO, PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS DENTRO DE UMA SOCIEDADE QUE ESTÁ EM CONSTANTES MUDANÇAS EM SEU ESPAÇO, REFLETINDO SOBRE A RELEVÂNCIA DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DO ENSINO AO UTILIZAR METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, DINAMIZANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA, POSSIBILITANDO IR ALÉM DA EDUCAÇÃO QUE PRODUZ CONFORMIDADE E CONSENSO. O DOCENTE DEVE ATENTAR A BUSCAR, UM ENSINO QUE FRUTIFIQUE RELAÇÕES DE DIÁLOGOS, AGUCE A CRITICIDADE, NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA, BEM COMO MOSTRAR NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO, TENDO COM O ESTUDO DE CASO A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RODRIGUES DE CARVALHO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI/PB. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM BASE EM INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DE DIFERENTES AUTORES E AUTORAS QUE ABORDAM O TEMA TAIS COMO PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE (2009), CASTROGIOVANNI (2010), REFFATTI (2007) E ROSSATO; SILVA (2007). ALÉM DISSO, SE FAR? USO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM BASE DOCUMENTAL, APLICANDO UM QUESTIONÁRIO COM ALUNOS DO 1? E 3º ANO POIS ESTAS SÃO TURMAS ONDE OS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FORAM ALOCADOS NA REFERIDA ESCOLA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO MÉDIO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID311_09102019230902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSINEIDE ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSY" "autor_email" => "josyalves0809@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }