Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NA E. E. E. F. RODRIGUES DE CARVALHO, ARAÇAGI/PB

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO MÉDIO, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64349
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 311
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NA E. E. E. F. RODRIGUES DE CARVALHO, ARAÇAGI/PB"
    "resumo" => "EM MEIO ? SOCIEDADE CONTEMPOR?NEA, BUSCA-SE NO ÂMBITO EDUCACIONAL UM ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO, VOLTADO A FAZER O ALUNO PENSAR, INTERPRETAR E QUESTIONAR. A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ? FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO, DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESTE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO MÉDIO, PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS DENTRO DE UMA SOCIEDADE QUE ESTÁ EM CONSTANTES MUDANÇAS EM SEU ESPAÇO, REFLETINDO SOBRE A RELEVÂNCIA DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DO ENSINO AO UTILIZAR METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, DINAMIZANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA, POSSIBILITANDO IR ALÉM DA EDUCAÇÃO QUE PRODUZ CONFORMIDADE E CONSENSO.  O DOCENTE DEVE ATENTAR A BUSCAR, UM ENSINO QUE FRUTIFIQUE RELAÇÕES DE DIÁLOGOS, AGUCE A CRITICIDADE, NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA, BEM COMO MOSTRAR NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO, TENDO COM O ESTUDO DE CASO A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RODRIGUES DE CARVALHO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI/PB. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM BASE EM INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DE DIFERENTES AUTORES E AUTORAS QUE ABORDAM O TEMA TAIS COMO PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE (2009), CASTROGIOVANNI (2010), REFFATTI (2007) E ROSSATO; SILVA (2007). ALÉM DISSO, SE FAR? USO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM BASE DOCUMENTAL, APLICANDO UM QUESTIONÁRIO COM ALUNOS DO 1? E 3º ANO POIS ESTAS SÃO TURMAS ONDE OS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FORAM ALOCADOS NA REFERIDA ESCOLA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO MÉDIO, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID311_09102019230902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSINEIDE ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSY"
    "autor_email" => "josyalves0809@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64349
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 311
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NA E. E. E. F. RODRIGUES DE CARVALHO, ARAÇAGI/PB"
    "resumo" => "EM MEIO ? SOCIEDADE CONTEMPOR?NEA, BUSCA-SE NO ÂMBITO EDUCACIONAL UM ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO, VOLTADO A FAZER O ALUNO PENSAR, INTERPRETAR E QUESTIONAR. A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ? FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO, DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESTE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO MÉDIO, PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS DENTRO DE UMA SOCIEDADE QUE ESTÁ EM CONSTANTES MUDANÇAS EM SEU ESPAÇO, REFLETINDO SOBRE A RELEVÂNCIA DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DO ENSINO AO UTILIZAR METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, DINAMIZANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA, POSSIBILITANDO IR ALÉM DA EDUCAÇÃO QUE PRODUZ CONFORMIDADE E CONSENSO.  O DOCENTE DEVE ATENTAR A BUSCAR, UM ENSINO QUE FRUTIFIQUE RELAÇÕES DE DIÁLOGOS, AGUCE A CRITICIDADE, NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA, BEM COMO MOSTRAR NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO, TENDO COM O ESTUDO DE CASO A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RODRIGUES DE CARVALHO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI/PB. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM BASE EM INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DE DIFERENTES AUTORES E AUTORAS QUE ABORDAM O TEMA TAIS COMO PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE (2009), CASTROGIOVANNI (2010), REFFATTI (2007) E ROSSATO; SILVA (2007). ALÉM DISSO, SE FAR? USO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM BASE DOCUMENTAL, APLICANDO UM QUESTIONÁRIO COM ALUNOS DO 1? E 3º ANO POIS ESTAS SÃO TURMAS ONDE OS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FORAM ALOCADOS NA REFERIDA ESCOLA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, ENSINO MÉDIO, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID311_09102019230902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSINEIDE ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSY"
    "autor_email" => "josyalves0809@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

EM MEIO ? SOCIEDADE CONTEMPOR?NEA, BUSCA-SE NO ÂMBITO EDUCACIONAL UM ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO, VOLTADO A FAZER O ALUNO PENSAR, INTERPRETAR E QUESTIONAR. A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ? FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO, DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESTE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO MÉDIO, PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS DENTRO DE UMA SOCIEDADE QUE ESTÁ EM CONSTANTES MUDANÇAS EM SEU ESPAÇO, REFLETINDO SOBRE A RELEVÂNCIA DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DO ENSINO AO UTILIZAR METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, DINAMIZANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA, POSSIBILITANDO IR ALÉM DA EDUCAÇÃO QUE PRODUZ CONFORMIDADE E CONSENSO. O DOCENTE DEVE ATENTAR A BUSCAR, UM ENSINO QUE FRUTIFIQUE RELAÇÕES DE DIÁLOGOS, AGUCE A CRITICIDADE, NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA, BEM COMO MOSTRAR NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO, TENDO COM O ESTUDO DE CASO A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RODRIGUES DE CARVALHO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI/PB. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM BASE EM INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DE DIFERENTES AUTORES E AUTORAS QUE ABORDAM O TEMA TAIS COMO PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE (2009), CASTROGIOVANNI (2010), REFFATTI (2007) E ROSSATO; SILVA (2007). ALÉM DISSO, SE FAR? USO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM BASE DOCUMENTAL, APLICANDO UM QUESTIONÁRIO COM ALUNOS DO 1? E 3º ANO POIS ESTAS SÃO TURMAS ONDE OS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FORAM ALOCADOS NA REFERIDA ESCOLA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.