EM MEIO ? SOCIEDADE CONTEMPOR?NEA, BUSCA-SE NO ÂMBITO EDUCACIONAL UM ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO, VOLTADO A FAZER O ALUNO PENSAR, INTERPRETAR E QUESTIONAR. A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ? FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO, DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESTE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO MÉDIO, PARA FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS DENTRO DE UMA SOCIEDADE QUE ESTÁ EM CONSTANTES MUDANÇAS EM SEU ESPAÇO, REFLETINDO SOBRE A RELEVÂNCIA DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DO ENSINO AO UTILIZAR METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, DINAMIZANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA, POSSIBILITANDO IR ALÉM DA EDUCAÇÃO QUE PRODUZ CONFORMIDADE E CONSENSO. O DOCENTE DEVE ATENTAR A BUSCAR, UM ENSINO QUE FRUTIFIQUE RELAÇÕES DE DIÁLOGOS, AGUCE A CRITICIDADE, NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA, BEM COMO MOSTRAR NOVAS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO, TENDO COM O ESTUDO DE CASO A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RODRIGUES DE CARVALHO, NO MUNICÍPIO DE ARAÇAGI/PB. NESSE SENTIDO, A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM BASE EM INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DE DIFERENTES AUTORES E AUTORAS QUE ABORDAM O TEMA TAIS COMO PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE (2009), CASTROGIOVANNI (2010), REFFATTI (2007) E ROSSATO; SILVA (2007). ALÉM DISSO, SE FAR? USO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM BASE DOCUMENTAL, APLICANDO UM QUESTIONÁRIO COM ALUNOS DO 1? E 3º ANO POIS ESTAS SÃO TURMAS ONDE OS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FORAM ALOCADOS NA REFERIDA ESCOLA.