ESTA ANÁLISE TEM POR FINALIDADE EXPOR OS IMPACTOS EXERCIDOS POR PARTE DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, DETENDO AS AÇÕES FAVOR?VEIS QUE ESTA INTERVENÇÃO EXERCE NA CONSTITUIÇÃO ESTUDANTIL DOS ESTUDANTES, ALÉM DO MAIS, SER?O RETRATADOS ELEMENTOS QUE COLABORARAM EM TAL GRAU PARA FORTALECER A DISCUSSÃO E TAMBÉM PARA EXTERNAR A OPINIÃO DOS ESTUDANTES, REALIZANDO COMPARAÇÕES COM OS DISCURSOS DO PROFESSOR DE E/LE E DOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? CAPES EM ATIVIDADE NESTA ESCOLA, JÁ QUE ESTES SÃO OS SUJEITOS QUE RECEBEM ESTA INTERVENÇÃO PREPONDERANTE E COMO CONSEQ??NCIA DESEMPENHAM OS RESULTADOS DA MESMA PERANTE SUAS PRÁTICAS SOCIAIS E ESCOLARES. NESTE ESTUDO, UTILIZAMOS GOLDENBERG (1997) PARA REFERENCIAR A MANEIRA COM QUE A PESQUISA FOI REALIZADA, VAN DIJK (2015) E FOUCAULT (1999) PARA EMBASAR AS INFLUÊNCIAS EXERCIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR E BAKHTIN (2006) PARA CONCLUIR OS PENSAMENTOS PRESENTES NO ESTUDO. ALÉM DISSO, O TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA, PRIVILEGIANDO A MANEIRA QUALITATIVA DE PESQUISAR, NÃO SE LIMITANDO A DADOS, MAS SIM A TODO O CONTEXTO ENVOLVIDO.