Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENTRE OS GÊNEROS TEXTUAIS MEMÓRIAS LITERÁRIAS E AUTOBIOGRAFIA: O QUE OS ALUNOS PRODUZEM?

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MEMÓRIAS LITERÁRIAS, PRODUÇÃO TEXTUAL Pôster (PO) GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64481
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 236
    "inscrito_id" => 428
    "titulo" => "ENTRE OS GÊNEROS TEXTUAIS MEMÓRIAS LITERÁRIAS E AUTOBIOGRAFIA: O QUE OS ALUNOS PRODUZEM?"
    "resumo" => "COM A INSERÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) COMO METODOLOGIA DE ENSINO, SUGERIDA PELOS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1997), NO QUE SE REFERE ? LÍNGUA PORTUGUESA, MUITO SE ? DISCUTIDO ATUALMENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ACERCA DA RELEVÂNCIA E A EFICÁCIA DESTE RECURSO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, QUAL A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DA SD COMO METODOLOGIA DE ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIAS LITERÁRIAS, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM TURMA DE 6º ANO? PARA RESPONDER A ESSA QUESTÃO, NOS APROPRIAMOS DO QUE DEFINEM DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ (2010), MARCUSCHI (2008) E OUTROS AUTORES, SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS FUNDAMENTADO EM SD. ASSIM, NOS ANCORAMOS NA APLICAÇÃO DE UMA SD PLANEJADA POR N?S, RESIDENTES BOLSISTAS DE CAMPINA GRANDE, PB, PARA UMA TURMA DE 6º ANO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA, TAMBÉM DESSE MUNICÍPIO, SOBRE O GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIAS LITERÁRIAS. COMO RESULTADOS DESTA PESQUISA CIENTÍFICA, PERCEBEMOS QUE O TRABALHO COM O TEXTO FUNDAMENTADO NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FACILITA A ATIVIDADE DOCENTE, PORÉM, EM VIRTUDE DA TURMA APRESENTAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO QUE SE REFERE ? LEITURA COMPREENSIVA E CONHECIMENTOS SOBRE TIPOLOGIA E GÊNERO TEXTUAL, AINDA QUE TODO O PROCESSO TENHA ESTADO SOB NOSSAS ORIENTAÇÕES, OS RENDIMENTOS FORAM UM TANTO INSATISFATÓRIOS, POIS, POR NÃO COMPREENDEREM PERFEITAMENTE AS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS MEMÓRIAS LITERÁRIAS E AUTOBIOGRAFIA, OS ALUNOS OS CONFUNDIRAM NO MOMENTO DA PRODUÇÃO INICIAL E DA REESCRITURA, MESMO QUE, ANTES DESSE SEGUNDO MOMENTO DA PRODUÇÃO, TENHAMOS REALIZADO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES OBJETIVANDO DIFERENCIAR OS GÊNEROS TEXTUAIS MENCIONADOS NESTE TRABALHO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MEMÓRIAS LITERÁRIAS, PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID428_18102019000947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINY DE ANGELYS SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALINY ANGELYS"
    "autor_email" => "aangelys37@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64481
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 236
    "inscrito_id" => 428
    "titulo" => "ENTRE OS GÊNEROS TEXTUAIS MEMÓRIAS LITERÁRIAS E AUTOBIOGRAFIA: O QUE OS ALUNOS PRODUZEM?"
    "resumo" => "COM A INSERÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) COMO METODOLOGIA DE ENSINO, SUGERIDA PELOS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1997), NO QUE SE REFERE ? LÍNGUA PORTUGUESA, MUITO SE ? DISCUTIDO ATUALMENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ACERCA DA RELEVÂNCIA E A EFICÁCIA DESTE RECURSO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, QUAL A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DA SD COMO METODOLOGIA DE ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIAS LITERÁRIAS, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM TURMA DE 6º ANO? PARA RESPONDER A ESSA QUESTÃO, NOS APROPRIAMOS DO QUE DEFINEM DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ (2010), MARCUSCHI (2008) E OUTROS AUTORES, SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS FUNDAMENTADO EM SD. ASSIM, NOS ANCORAMOS NA APLICAÇÃO DE UMA SD PLANEJADA POR N?S, RESIDENTES BOLSISTAS DE CAMPINA GRANDE, PB, PARA UMA TURMA DE 6º ANO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA, TAMBÉM DESSE MUNICÍPIO, SOBRE O GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIAS LITERÁRIAS. COMO RESULTADOS DESTA PESQUISA CIENTÍFICA, PERCEBEMOS QUE O TRABALHO COM O TEXTO FUNDAMENTADO NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FACILITA A ATIVIDADE DOCENTE, PORÉM, EM VIRTUDE DA TURMA APRESENTAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO QUE SE REFERE ? LEITURA COMPREENSIVA E CONHECIMENTOS SOBRE TIPOLOGIA E GÊNERO TEXTUAL, AINDA QUE TODO O PROCESSO TENHA ESTADO SOB NOSSAS ORIENTAÇÕES, OS RENDIMENTOS FORAM UM TANTO INSATISFATÓRIOS, POIS, POR NÃO COMPREENDEREM PERFEITAMENTE AS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS MEMÓRIAS LITERÁRIAS E AUTOBIOGRAFIA, OS ALUNOS OS CONFUNDIRAM NO MOMENTO DA PRODUÇÃO INICIAL E DA REESCRITURA, MESMO QUE, ANTES DESSE SEGUNDO MOMENTO DA PRODUÇÃO, TENHAMOS REALIZADO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES OBJETIVANDO DIFERENCIAR OS GÊNEROS TEXTUAIS MENCIONADOS NESTE TRABALHO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MEMÓRIAS LITERÁRIAS, PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA25_ID428_18102019000947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINY DE ANGELYS SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALINY ANGELYS"
    "autor_email" => "aangelys37@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

COM A INSERÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) COMO METODOLOGIA DE ENSINO, SUGERIDA PELOS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1997), NO QUE SE REFERE ? LÍNGUA PORTUGUESA, MUITO SE ? DISCUTIDO ATUALMENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ACERCA DA RELEVÂNCIA E A EFICÁCIA DESTE RECURSO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, QUAL A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DA SD COMO METODOLOGIA DE ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIAS LITERÁRIAS, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM TURMA DE 6º ANO? PARA RESPONDER A ESSA QUESTÃO, NOS APROPRIAMOS DO QUE DEFINEM DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ (2010), MARCUSCHI (2008) E OUTROS AUTORES, SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS FUNDAMENTADO EM SD. ASSIM, NOS ANCORAMOS NA APLICAÇÃO DE UMA SD PLANEJADA POR N?S, RESIDENTES BOLSISTAS DE CAMPINA GRANDE, PB, PARA UMA TURMA DE 6º ANO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA, TAMBÉM DESSE MUNICÍPIO, SOBRE O GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIAS LITERÁRIAS. COMO RESULTADOS DESTA PESQUISA CIENTÍFICA, PERCEBEMOS QUE O TRABALHO COM O TEXTO FUNDAMENTADO NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FACILITA A ATIVIDADE DOCENTE, PORÉM, EM VIRTUDE DA TURMA APRESENTAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO QUE SE REFERE ? LEITURA COMPREENSIVA E CONHECIMENTOS SOBRE TIPOLOGIA E GÊNERO TEXTUAL, AINDA QUE TODO O PROCESSO TENHA ESTADO SOB NOSSAS ORIENTAÇÕES, OS RENDIMENTOS FORAM UM TANTO INSATISFATÓRIOS, POIS, POR NÃO COMPREENDEREM PERFEITAMENTE AS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS MEMÓRIAS LITERÁRIAS E AUTOBIOGRAFIA, OS ALUNOS OS CONFUNDIRAM NO MOMENTO DA PRODUÇÃO INICIAL E DA REESCRITURA, MESMO QUE, ANTES DESSE SEGUNDO MOMENTO DA PRODUÇÃO, TENHAMOS REALIZADO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES OBJETIVANDO DIFERENCIAR OS GÊNEROS TEXTUAIS MENCIONADOS NESTE TRABALHO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.