COM A INSERÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) COMO METODOLOGIA DE ENSINO, SUGERIDA PELOS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1997), NO QUE SE REFERE ? LÍNGUA PORTUGUESA, MUITO SE ? DISCUTIDO ATUALMENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ACERCA DA RELEVÂNCIA E A EFICÁCIA DESTE RECURSO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, QUAL A IMPORTÂNCIA DA ADOÇÃO DA SD COMO METODOLOGIA DE ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIAS LITERÁRIAS, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM TURMA DE 6º ANO? PARA RESPONDER A ESSA QUESTÃO, NOS APROPRIAMOS DO QUE DEFINEM DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ (2010), MARCUSCHI (2008) E OUTROS AUTORES, SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS FUNDAMENTADO EM SD. ASSIM, NOS ANCORAMOS NA APLICAÇÃO DE UMA SD PLANEJADA POR N?S, RESIDENTES BOLSISTAS DE CAMPINA GRANDE, PB, PARA UMA TURMA DE 6º ANO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA, TAMBÉM DESSE MUNICÍPIO, SOBRE O GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIAS LITERÁRIAS. COMO RESULTADOS DESTA PESQUISA CIENTÍFICA, PERCEBEMOS QUE O TRABALHO COM O TEXTO FUNDAMENTADO NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FACILITA A ATIVIDADE DOCENTE, PORÉM, EM VIRTUDE DA TURMA APRESENTAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO QUE SE REFERE ? LEITURA COMPREENSIVA E CONHECIMENTOS SOBRE TIPOLOGIA E GÊNERO TEXTUAL, AINDA QUE TODO O PROCESSO TENHA ESTADO SOB NOSSAS ORIENTAÇÕES, OS RENDIMENTOS FORAM UM TANTO INSATISFATÓRIOS, POIS, POR NÃO COMPREENDEREM PERFEITAMENTE AS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS MEMÓRIAS LITERÁRIAS E AUTOBIOGRAFIA, OS ALUNOS OS CONFUNDIRAM NO MOMENTO DA PRODUÇÃO INICIAL E DA REESCRITURA, MESMO QUE, ANTES DESSE SEGUNDO MOMENTO DA PRODUÇÃO, TENHAMOS REALIZADO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES OBJETIVANDO DIFERENCIAR OS GÊNEROS TEXTUAIS MENCIONADOS NESTE TRABALHO.