A QUÍMICA ? UMA DISCIPLINA QUE SE APRESENTA NO NOSSO COTIDIANO EM GRANDE DESTAQUE PELA SUA PRESENÇA NA SAÚDE, ALIMENTOS, MEDICAMENTOS, E OUTRAS UTILIDADES. NAS SERIES INICIAIS JÁ ESTUDAMOS CONTEÚDOS QUE BREVEMENTE APRESENTA UM POUCO DO MUNDO DA QUÍMICA ATRAVÉS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. UMA DAS MANEIRAS SUGESTIVAS DE APRESENTAR A QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ? TRABALHAR A QUÍMICA NO DIA A DIA DO ALUNO EM ALGO QUE ? MAIS FREQUENTE, EXEMPLO DISSO, A SAÚDE. PEGANDO COMO EXEMPLO O CONTEÚDO DE RADIOATIVIDADE, CONTEÚDO ESTE PRESENTE NOS LIVROS DE CIÊNCIAS DO 9 ANO, IDENTIFICAREMOS ATRAVÉS DO MESMO A RELAÇÃO DA QUÍMICA COM ALGUNS APARELHOS DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NA SAÚDE. NA SAÚDE BUCAL POR EXEMPLO, O RAIO-X ? MUITO UTILIZADO COMO PRINCIPAL MEIO DE IDENTIFICAÇÃO E CONCLUS?ES PARA TRATAMENTO BUCAL. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, DESENVOLVIDA DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM A TEMÁTICA RADIOATIVIDADE NA SAÚDE LOCAL. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM 21 ALUNOS DE UMA TURMA DO 9º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL O CONTEÚDO FOI MINISTRADO SEGUINDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, RESULTANTE NO TOTAL DE CINCO AULAS DE 50 MINUTOS. OS RESULTADOS DESEJADOS DURANTE O PLANEJAMENTO DESSE TRABALHO FORAM TODOS OBTIDOS COM ÊXITO, CHEGANDO A SUPERAR AS EXPECTATIVAS. TRABALHAR A QUÍMICA NO COTIDIANO CONTINUA SENDO A FORMA MAIS ADEQUADA PARA MELHOR APRENDIZAGEM DO ALUNO, PRINCIPALMENTE PARA AS TURMAS INICIAIS QUE TEM A DISCIPLINA DE QUÍMICA COMO ALGO NOVO.