O USO DAS CURVAS DE NIVEL PARA TRABALHAR O RELEVO
NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS
ATIVAS
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64611 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 367 "inscrito_id" => 175 "titulo" => """ O USO DAS CURVAS DE NIVEL PARA TRABALHAR O RELEVO\r\n NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS\r\n ATIVAS """ "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS COMO OBJETO DE ANALISE DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID). O MESMO DESCENDE DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA, PRESENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PRESIDENTE JOÃO PESSOA NA CIDADE DE UMBUZEIRO, ESTADO DA PARAÍBA. O PROJETO FOI REALIZADO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, REGÊNCIA E INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, SENDO ACOMPANHADO PELO SUPERVISOR PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA ESCOLA. DURANTE AS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA FOI POSSÍVEL OBSERVAR A CAR?NCIA DO LIVRO DIDÁTICO. DIANTE DISSO FOI VISTA A NECESSIDADE DE MUDAR A FORMA DE ENSINAR, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE TORNASSEM A AULA LÚDICA E PARTICIPATIVA. ASSIM, FOI VISTO QUE UM MEIO VI?VEL PARA REALIZAR TAL COISA SÉRIA ATRAVÉS DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, HAJA VISTA OPORTUNIZAREM AO ALUNO UM PAPEL RELEVANTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM. TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE TRABALHAR O CONTEÚDO RELEVO, PARA DAR SEQUÊNCIA AOS CONTEÚDOS CURRICULARES PROPOSTOS PARA A SÉRIE, ELEGEU-SE TRABALHAR COM CURVAS DE NÍVEL ENQUANTO RECURSOS QUE OPORTUNIZAM DAR AO ALUNO O PAPEL DE PROTAGONISTA NO ENSINO-APRENDIZAGEM. MEDIANTE O EXPOSTO, FOI DESENVOLVIDO O PROJETO DE INTERVENÇÃO O USO DAS CURVAS DE NÍVEL PARA TRABALHAR O RELEVO NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS, DESENVOLVIDO NO PERÍODO DE 19/06/2019 A 07/08/2019, E NESTE TRABALHO OBJETIVA-SE ANALISAR COMO SE DEU O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, RELEVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID175_19102019171153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIO RAMOS BARRETO" "autor_nome_curto" => "FABRICIO" "autor_email" => "ramosbarretof5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64611 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 367 "inscrito_id" => 175 "titulo" => """ O USO DAS CURVAS DE NIVEL PARA TRABALHAR O RELEVO\r\n NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS\r\n ATIVAS """ "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS COMO OBJETO DE ANALISE DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID). O MESMO DESCENDE DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA, PRESENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PRESIDENTE JOÃO PESSOA NA CIDADE DE UMBUZEIRO, ESTADO DA PARAÍBA. O PROJETO FOI REALIZADO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, REGÊNCIA E INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, SENDO ACOMPANHADO PELO SUPERVISOR PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA ESCOLA. DURANTE AS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA FOI POSSÍVEL OBSERVAR A CAR?NCIA DO LIVRO DIDÁTICO. DIANTE DISSO FOI VISTA A NECESSIDADE DE MUDAR A FORMA DE ENSINAR, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE TORNASSEM A AULA LÚDICA E PARTICIPATIVA. ASSIM, FOI VISTO QUE UM MEIO VI?VEL PARA REALIZAR TAL COISA SÉRIA ATRAVÉS DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, HAJA VISTA OPORTUNIZAREM AO ALUNO UM PAPEL RELEVANTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM. TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE TRABALHAR O CONTEÚDO RELEVO, PARA DAR SEQUÊNCIA AOS CONTEÚDOS CURRICULARES PROPOSTOS PARA A SÉRIE, ELEGEU-SE TRABALHAR COM CURVAS DE NÍVEL ENQUANTO RECURSOS QUE OPORTUNIZAM DAR AO ALUNO O PAPEL DE PROTAGONISTA NO ENSINO-APRENDIZAGEM. MEDIANTE O EXPOSTO, FOI DESENVOLVIDO O PROJETO DE INTERVENÇÃO O USO DAS CURVAS DE NÍVEL PARA TRABALHAR O RELEVO NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS, DESENVOLVIDO NO PERÍODO DE 19/06/2019 A 07/08/2019, E NESTE TRABALHO OBJETIVA-SE ANALISAR COMO SE DEU O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, RELEVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID175_19102019171153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIO RAMOS BARRETO" "autor_nome_curto" => "FABRICIO" "autor_email" => "ramosbarretof5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }