O PRESENTE TRABALHO ? RESULTADO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS COMO OBJETO DE ANALISE DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID). O MESMO DESCENDE DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA, PRESENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL PRESIDENTE JOÃO PESSOA NA CIDADE DE UMBUZEIRO, ESTADO DA PARAÍBA. O PROJETO FOI REALIZADO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, REGÊNCIA E INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA, SENDO ACOMPANHADO PELO SUPERVISOR PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA ESCOLA. DURANTE AS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA FOI POSSÍVEL OBSERVAR A CAR?NCIA DO LIVRO DIDÁTICO. DIANTE DISSO FOI VISTA A NECESSIDADE DE MUDAR A FORMA DE ENSINAR, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE TORNASSEM A AULA LÚDICA E PARTICIPATIVA. ASSIM, FOI VISTO QUE UM MEIO VI?VEL PARA REALIZAR TAL COISA SÉRIA ATRAVÉS DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, HAJA VISTA OPORTUNIZAREM AO ALUNO UM PAPEL RELEVANTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM. TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE TRABALHAR O CONTEÚDO RELEVO, PARA DAR SEQUÊNCIA AOS CONTEÚDOS CURRICULARES PROPOSTOS PARA A SÉRIE, ELEGEU-SE TRABALHAR COM CURVAS DE NÍVEL ENQUANTO RECURSOS QUE OPORTUNIZAM DAR AO ALUNO O PAPEL DE PROTAGONISTA NO ENSINO-APRENDIZAGEM. MEDIANTE O EXPOSTO, FOI DESENVOLVIDO O PROJETO DE INTERVENÇÃO O USO DAS CURVAS DE NÍVEL PARA TRABALHAR O RELEVO NAS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS METODOLOGIAS, DESENVOLVIDO NO PERÍODO DE 19/06/2019 A 07/08/2019, E NESTE TRABALHO OBJETIVA-SE ANALISAR COMO SE DEU O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA