O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PRÁTICAS DO PROFESSOR E ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO QUANTO ? AUTONOMIA E LIBERDADE ATRAVÉS DA CRITICIDADE NA TROCA DE SABERES NO PROCESSO EDUCATIVO. ESSA PRÁTICA EM SALA DE AULA POSSIBILITA A/AO ALUNA/O UMA BASE S?CIO EMOCIONAL ESTENDIDA A OUTROS ESPAÇOS DE SOCIABILIDADES. NESSE SENTIDO, NOS BASEAMOS NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA LIBERDADE EM PAULO FREIRE (2014), MOREIRA (2010), QUE FALAM SOBRE A CRITICIDADE, QUE ? A CAPACIDADE DO EDUCANDO E O EDUCADOR TEM EM REFLETIREM CRITICAMENTE A REALIDADE A QUAL ESTÃO INSERIDOS. A METODOLOGIA USADA ? A QUALITATIVA, ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE QUEIMADAS - PB NO TURNO DA NOITE, NA QUAL FOI OBSERVADO QUE HÁ UMA BOA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO COM A LIBERDADE E AUTONOMIA DA CRITICIDADE EM SALA DE AULA. O PROFESSOR D? TOTAL LIBERDADE PARA QUE AS/OS ALUNAS/OS SE EXPRESSEM SOBRE O QUE PENSAM. ASSIM, A DINÂMICA DA CRITICIDADE NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DESPERTAM A PARTICIPAÇÃO E A REFLEXÃO DAS/OS JOVENS ESTUDANTES.