A DISCUSSÃO SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES TEM TOMADO POSIÇÃO CENTRAL NO CONTEXTO DOS DEBATES E QUESTÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. SÃO MUITO OS DEBATES E DESAFIOS QUE INTEGRAM O INTERIOR DO SISTEMA DE FORMAÇÃO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE REFERE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA VISA ABORDAR A RELEVÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA, SENDO ESSA DISCIPLINA UMA DAS MAIS IMPORTANTES DA/NA FORMAÇÃO ESCOLAR. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS PAUTARAM-SE NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE TRATAM A RESPEITO DO TEMA E NA EXPOSIÇÃO E DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA NA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL ?OSMAR DE AQUINO? EM GUARABIRA - PB. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM QUE, NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM SIDO UMA POLÍTICA PÚBLICA DE SUMA IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA, CONCEDENDO A CONSTRUÇÃO E PRODUÇÃO DE SABERES E COMPETÊNCIA ESS?NCIAS PARA A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR. O CONTATO COM O ESPAÇO ESCOLAR, AS CAPACITAÇÕES, DISCUSSÕES E EXPERIÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA, PROPICIAM ESSA FORMAÇÃO MAIS S?LIDA E EFICIENTE, PRINCIPALMENTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA.