O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APONTAR ALGUMAS QUESTÕES REFERENTES AO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA, BEM COMO REFLETIR ACERCA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELOS GRADUANDOS DE LETRAS/INGL?S DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS III, OS QUAIS AO LONGO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ESTIVERAM EM CONTATO COM A PRÁTICA DOCENTE. MEDIANTE A ESSE PRESSUPOSTO, FORAM REALIZADAS DIVERSAS ATIVIDADES, QUE INCLU?RAM O PROJETO CRIADO PELA PRECEPTORA, FABIANA QUERINO XAVIER E FONTES, DENOMINADO WAYS TO LEARN, VOLTADO AO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LI, PAUTADOS NO DINAMISMO E NO LÚDICO, PROPORCIONANDO AOS EDUCANDOS DA ESCOLA JOHN KENNEDY, PROPRIAMENTE DAS TURMAS DA 2? SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, UM CONTATO DIRETO E DIFERENCIADO COM A CULTURA E A GRAMÁTICA QUE COMP?EM A LÍNGUA INGLESA. OS RESULTADOS DE TAL INTERVENÇÃO FORAM SURPREENDENTES, OS ALUNOS PUDERAM REALMENTE MOSTRAR OS SEU PROTAGONISMO E A MOTIVAÇÃO EM APRENDER A LI. PARA TANTO, ALÉM DE UMA PESQUISA PARTICIPATIVA, FIZEMOS UM LEVANTAMENTO REFLEXIVO SOBRE O ATO DE ENSINAR E APRENDER INGL?S, BEM COMO A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE GRADUANDOS NA ATIVIDADE DOCENTE, ATRAVÉS DE BIBLIOGRAFIAS DE AUTORES COMO FRANÇA (2011), MCGONIGAL (2012) E OLIVEIRA (2009). A INSERÇÃO DE GRADUANDOS EM PROGRAMAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA ? DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM RAZ?O DAS REFLEXÕES SOBRE AS TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS CONTEXTOS EDUCACIONAIS QUE CIRCUNDAM A ESCOLA PÚBLICA.