O SER HUMANO NÃO TEM ZELADO PELO MEIO AMBIENTE E O RESULTADO DISSO SÃO OS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE VEMOS NOS JORNAIS, NAS REDES SOCIAIS, ETC. E NAS ESCOLAS ENCONTRAMOS ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE EM CONTEÚDOS COM MUITOS NOMES DE ESTRUTURAS DIFERENTES E DIF?CEIS, ASSUNTOS COMPLEXOS E EXTENSOS. NESSE SENTIDO, NESTE ARTIGO SER?O RELATADAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, REALIZADAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB, NO ANO DE 2019, PELOS RESIDENTES DE CIÊNCIAS, COM ALUNOS DO 8º ANO C. ESSAS ATIVIDADES TRATAVAM DE DOIS ASSUNTOS: MEIO AMBIENTE E SISTEMA LOCOMOTOR. NOS TRABALHOS DESTE RELATO, OS ALUNOS PUDERAM DESENVOLVER O RACIOC?CIO SOBRE OS ASSUNTOS MEIO AMBIENTE E SISTEMA LOCOMOTOR, QUE CONTRIBUIRAM PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM. ASSIM, APÓS OBSERVAR OS RESULTADOS, PUDEMOS VER A IMPORTÂNCIA DESTE TRABALHO, QUE APRESENTOU A INFORMAÇÃO DE QUE A MAIORIA DOS ALUNOS NÃO SE INCLUEM NO MEIO AMBIENTE E POR ESSE MOTIVO NÃO SE SENTEM MOTIVADOS A ZELAR POR SEUS RECURSOS, E A PARTIR DESSA OBSERVAÇÃO CONSEGUIMOS PROPORCIONAR UMA REFLEXÃO, CONSCIENTIZAÇÃO DE QUE ? NECESSÁRIO E IMPORTANTE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE, REPRESENTANDO BEM O DIA QUE FOI RESERVADO PARA ESSA AÇÃO. ALÉM DISSO, O TRABALHO TAMBÉM FOI IMPORTANTE NO QUE DIZ RESPEITO A ATIVIDADE DESENVOLVIDA SOBRE SISTEMA LOCOMOTOR, UMA VEZ QUE MOSTROU O DESEMPENHO DOS ALUNOS EM CONSTRUIR E APRESENTAR SEUS TRABALHOS, E REPRESENTOU UMA BOA METODOLOGIA DE ENSINO TAMBÉM.