ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UM RELATO DAS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS ENTRE DUAS PRECEPTORAS E O COORDENADOR E OS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO. DESDE AGOSTO DE 2018, O REFERIDO PROGRAMA ? DESENVOLVIDO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS TIRADENTES, LOCALIZADA NA ZONA URBANA, E TOBIAS REM?GIO GOMES, LOCALIZADA NA ZONA RURAL. PENSANDO SEMPRE NUMA MELHOR PRÁTICA E NUMA FORMAÇÃO MAIS SUBSTANCIAL ? QUE SE MOSTRAM NECESSÁRIAS ESSAS ATIVIDADES QUE APROXIMAM EFETIVAMENTE A ACADEMIA E ESCOLA BÁSICA. DESTA MANEIRA, BUSCAMOS FAZER UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA DO QUE FOI CONSTRUÍDO DURANTE ESSE TEMPO DE PROGRAMA NO QUAL OS RESIDENTES REALIZARAM SUAS INTERVENÇÕES E TAMBÉM ACOMPANHARAM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR N?S. TAMBÉM FOCALIZAMOS OS NOSSOS DIÁLOGOS, DISCUSSÕES E CONCLUS?ES REALIZADAS SEMANALMENTE COM O COORDENADOR ACERCA DAS NOSSAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA. COMO PRECEPTORAS, NOSSO OLHAR PERPASSA PELA PRÁTICA REALIZADA NO NOSSO COTIDIANO ESCOLAR E NA FORMA COMO OS RESIDENTES VEM TRATANDO ESTE MESMO ENSINO SOB ORIENTAÇÃO ACADÊMICA, HAJA VISTA ESSA LINHA T?NUE QUE SEPARA ESSAS DUAS ESFERAS DA EDUCAÇÃO. PARA TANTO, ORGANIZAMOS NOSSO TRABALHO EM TRÊS MOMENTOS: INTRODUÇÃO, EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA TIRADENTES, EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA TOBIAS REM?GIO GOMES E CONSIDERAÇÕES FINAIS.