O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: NOVAS METODOLOGIAS E O CONCEITOS DE REGIÃO E TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64598 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 708 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: NOVAS METODOLOGIAS E O CONCEITOS DE REGIÃO E TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "O ENSINO BRASILEIRO ? REPLETO DE PROBLEMAS, SEJA ELE NO MEIO EDUCACIONAL OU SOCIAL. O PROGRAMA ?RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA? SURGE COMO UMA FERRAMENTA DE AJUDA, COM O OBJETIVO DE APERFEIÇOAMENTO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. ASSIM OS ALUNOS DE LICENCIATURAS EM GERAL ATUAM COMO PROFESSORES TITULARES DE TURMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SOB SUPERVISÃO DO COORDENADOR DO PROGRAMA E DO PROFESSOR REGENTE DA TURMA. OUTROS DOIS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES ? A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS COM AS AULAS E, NO CASO DA GEOGRAFIA, A FALTA DE COMPREENSÃO COM O SEU ABJETO DE ESTUDO. PARA AJUDAR E DRIBLAR ESSES PROBLEMAS TEMOS AS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS OU ATIVAS, QUE SURGEM COMO MEIO PARA O PROFESSOR ULTRAPASSAR ESTA BARREIRA TENTANDO ENVOLVER OS ALUNOS O MÁXIMO POSSÍVEL COM O CONTEÚDO E COM AS AULAS. PARA SE TER UM APROVEITAMENTO MELHOR E MAIS APROFUNDADO DAS AULAS. NESTE TRABALHO O INTUITO ? DESCREVE UM DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS/PB, ONDE FORAM TRABALHADAS AS CATEGORIAS DE REGIÃO E TERRITÓRIO USANDO TRÊS METODOLOGIAS DISTINTAS MAS, COMPLEMENTARES NO QUAL PROP?E-SE AUXILIAR E AVALIAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS QUANTO AO CONTEÚDO E AO MESMO TEMPO TENTAR FAZER COM QUE ELES APROVEITASSEM AO MÁXIMO A AULA, SEMPRE BUSCANDO CHAMAR A ATENÇÃO DO ALUNO E PROVOCANDO A SUA MOVIMENTAÇÃO E PARTICIPAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, CATEGORIAS GEOGRÁFICA, METODOLOGIA ALTERNATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID708_19102019164509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MARIANO DE LIMA " "autor_nome_curto" => "FERNANDA MARIANO " "autor_email" => "fer.pro.geo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64598 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 708 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: NOVAS METODOLOGIAS E O CONCEITOS DE REGIÃO E TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => "O ENSINO BRASILEIRO ? REPLETO DE PROBLEMAS, SEJA ELE NO MEIO EDUCACIONAL OU SOCIAL. O PROGRAMA ?RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA? SURGE COMO UMA FERRAMENTA DE AJUDA, COM O OBJETIVO DE APERFEIÇOAMENTO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. ASSIM OS ALUNOS DE LICENCIATURAS EM GERAL ATUAM COMO PROFESSORES TITULARES DE TURMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SOB SUPERVISÃO DO COORDENADOR DO PROGRAMA E DO PROFESSOR REGENTE DA TURMA. OUTROS DOIS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES ? A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS COM AS AULAS E, NO CASO DA GEOGRAFIA, A FALTA DE COMPREENSÃO COM O SEU ABJETO DE ESTUDO. PARA AJUDAR E DRIBLAR ESSES PROBLEMAS TEMOS AS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS OU ATIVAS, QUE SURGEM COMO MEIO PARA O PROFESSOR ULTRAPASSAR ESTA BARREIRA TENTANDO ENVOLVER OS ALUNOS O MÁXIMO POSSÍVEL COM O CONTEÚDO E COM AS AULAS. PARA SE TER UM APROVEITAMENTO MELHOR E MAIS APROFUNDADO DAS AULAS. NESTE TRABALHO O INTUITO ? DESCREVE UM DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS/PB, ONDE FORAM TRABALHADAS AS CATEGORIAS DE REGIÃO E TERRITÓRIO USANDO TRÊS METODOLOGIAS DISTINTAS MAS, COMPLEMENTARES NO QUAL PROP?E-SE AUXILIAR E AVALIAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS QUANTO AO CONTEÚDO E AO MESMO TEMPO TENTAR FAZER COM QUE ELES APROVEITASSEM AO MÁXIMO A AULA, SEMPRE BUSCANDO CHAMAR A ATENÇÃO DO ALUNO E PROVOCANDO A SUA MOVIMENTAÇÃO E PARTICIPAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, CATEGORIAS GEOGRÁFICA, METODOLOGIA ALTERNATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID708_19102019164509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MARIANO DE LIMA " "autor_nome_curto" => "FERNANDA MARIANO " "autor_email" => "fer.pro.geo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }