Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

QUESTÕES DE MÉTODO OU DE CREN?AS NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/LÍNGUA ESPANHOLA: OS RESIDENTES E SUAS ESCOLHAS

Palavra-chaves: METODOLOGIAS, ENSINO DE ESPANHOL, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REFLEXIVO Pôster (PO) GT-07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64662
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 802
    "titulo" => "QUESTÕES DE MÉTODO OU DE CREN?AS NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/LÍNGUA ESPANHOLA: OS RESIDENTES E SUAS ESCOLHAS"
    "resumo" => "ENSINAR E APRENDER SÃO PRÁTICAS QUE SE TORNAM CADA VEZ MAIS DESAFIADORAS, POR ISSO O MÉTODO QUE O PROFESSOR UTILIZA PARA MINISTRAR UMA AULA DEVE SER ESCOLHIDO ESTRATEGICAMENTE, PENSANDO EM COMO O CONTEÚDO VAI SER APRESENTADO AOS ALUNOS E EM QU? VAI CONTRIBUIR PARA SUA APRENDIZAGEM. NESTE SENTIDO, OBJETIVA-SE, AQUI, APRESENTAR UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA UTILIZADA POR ALGUNS COLEGAS/RESIDENTES PROFESSORES DURANTE DUAS INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA, NO ÂMBITO DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/LÍNGUA ESPANHOLA, COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ECI FRANCISCO ASSIS GONZAGA, SITUADA NA CIDADE DA PRATA, PB. ATRAVÉS DAS NOSSAS OBSERVAÇÕES, ANALISAMOS SE AS METODOLOGIAS ADOTADAS SÃO, DE FATO, ADEQUADAS E SE COLABORAM PARA O APRENDIZADO ESPERADO, COM A PARTICIPAÇÃO/INCLUSÃO DE TODO O GRUPO. TAMBÉM LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO INTERMEDIÁRIO DE TODO ESSE PROCESSO. PARA A FUNDAMENTAÇÃO, RECORREMOS A CONSIDERAÇÕES DE FREIRE (2011), MEDINA (2009), LEFFA (1999). NEM SEMPRE A METODOLOGIA UTILIZADA PELAS PROFESSORAS FOI MUITO SIGNIFICATIVA, TALVEZ ESTEJA ATRELADA A UMA QUESTÃO DE CREN?A, QUE ? CRIADO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS OU CONSTRUÍDAS NO SEU MEIO SOCIAL. NESTE SENTIDO, O QUE, NO ENTANTO, PODE SER SUPERADO COM MAIS REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE E, CONSEQUENTEMENTE, O REPENSAR DAS ESCOLHAS EM RELAÇÃO A PROPOSTAS E ATIVIDADES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS, ENSINO DE ESPANHOL, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REFLEXIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA23_ID802_19102019142657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DE LIMA VILAR"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA VILAR "
    "autor_email" => "apvillar01@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64662
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 802
    "titulo" => "QUESTÕES DE MÉTODO OU DE CREN?AS NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/LÍNGUA ESPANHOLA: OS RESIDENTES E SUAS ESCOLHAS"
    "resumo" => "ENSINAR E APRENDER SÃO PRÁTICAS QUE SE TORNAM CADA VEZ MAIS DESAFIADORAS, POR ISSO O MÉTODO QUE O PROFESSOR UTILIZA PARA MINISTRAR UMA AULA DEVE SER ESCOLHIDO ESTRATEGICAMENTE, PENSANDO EM COMO O CONTEÚDO VAI SER APRESENTADO AOS ALUNOS E EM QU? VAI CONTRIBUIR PARA SUA APRENDIZAGEM. NESTE SENTIDO, OBJETIVA-SE, AQUI, APRESENTAR UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA UTILIZADA POR ALGUNS COLEGAS/RESIDENTES PROFESSORES DURANTE DUAS INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA, NO ÂMBITO DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/LÍNGUA ESPANHOLA, COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ECI FRANCISCO ASSIS GONZAGA, SITUADA NA CIDADE DA PRATA, PB. ATRAVÉS DAS NOSSAS OBSERVAÇÕES, ANALISAMOS SE AS METODOLOGIAS ADOTADAS SÃO, DE FATO, ADEQUADAS E SE COLABORAM PARA O APRENDIZADO ESPERADO, COM A PARTICIPAÇÃO/INCLUSÃO DE TODO O GRUPO. TAMBÉM LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO INTERMEDIÁRIO DE TODO ESSE PROCESSO. PARA A FUNDAMENTAÇÃO, RECORREMOS A CONSIDERAÇÕES DE FREIRE (2011), MEDINA (2009), LEFFA (1999). NEM SEMPRE A METODOLOGIA UTILIZADA PELAS PROFESSORAS FOI MUITO SIGNIFICATIVA, TALVEZ ESTEJA ATRELADA A UMA QUESTÃO DE CREN?A, QUE ? CRIADO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS OU CONSTRUÍDAS NO SEU MEIO SOCIAL. NESTE SENTIDO, O QUE, NO ENTANTO, PODE SER SUPERADO COM MAIS REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE E, CONSEQUENTEMENTE, O REPENSAR DAS ESCOLHAS EM RELAÇÃO A PROPOSTAS E ATIVIDADES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS, ENSINO DE ESPANHOL, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REFLEXIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA23_ID802_19102019142657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DE LIMA VILAR"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA VILAR "
    "autor_email" => "apvillar01@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

ENSINAR E APRENDER SÃO PRÁTICAS QUE SE TORNAM CADA VEZ MAIS DESAFIADORAS, POR ISSO O MÉTODO QUE O PROFESSOR UTILIZA PARA MINISTRAR UMA AULA DEVE SER ESCOLHIDO ESTRATEGICAMENTE, PENSANDO EM COMO O CONTEÚDO VAI SER APRESENTADO AOS ALUNOS E EM QU? VAI CONTRIBUIR PARA SUA APRENDIZAGEM. NESTE SENTIDO, OBJETIVA-SE, AQUI, APRESENTAR UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA UTILIZADA POR ALGUNS COLEGAS/RESIDENTES PROFESSORES DURANTE DUAS INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA, NO ÂMBITO DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/LÍNGUA ESPANHOLA, COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ECI FRANCISCO ASSIS GONZAGA, SITUADA NA CIDADE DA PRATA, PB. ATRAVÉS DAS NOSSAS OBSERVAÇÕES, ANALISAMOS SE AS METODOLOGIAS ADOTADAS SÃO, DE FATO, ADEQUADAS E SE COLABORAM PARA O APRENDIZADO ESPERADO, COM A PARTICIPAÇÃO/INCLUSÃO DE TODO O GRUPO. TAMBÉM LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO INTERMEDIÁRIO DE TODO ESSE PROCESSO. PARA A FUNDAMENTAÇÃO, RECORREMOS A CONSIDERAÇÕES DE FREIRE (2011), MEDINA (2009), LEFFA (1999). NEM SEMPRE A METODOLOGIA UTILIZADA PELAS PROFESSORAS FOI MUITO SIGNIFICATIVA, TALVEZ ESTEJA ATRELADA A UMA QUESTÃO DE CREN?A, QUE ? CRIADO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS OU CONSTRUÍDAS NO SEU MEIO SOCIAL. NESTE SENTIDO, O QUE, NO ENTANTO, PODE SER SUPERADO COM MAIS REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE E, CONSEQUENTEMENTE, O REPENSAR DAS ESCOLHAS EM RELAÇÃO A PROPOSTAS E ATIVIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.