ESTE TEXTO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS REGISTRADAS DURANTE O ESTÁGIO PROPORCIONADO PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS I), OFERTADO PELO MINIST?RIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E PELA COORDENADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), ORIENTADO PELA PROFESSORA DRA. FRANCISCA PEREIRA SALVINO. AS REFERIDAS ATIVIDADES OCORRERAM COM UMA TURMA DO 5º ANO, EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, TURNO DA TARDE, NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB. A RESIDÊNCIA FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS, A SABER: O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, QUANDO OBSERVAMOS A ESTRUTURA FÍSICA, OS ATORES QUE CONSTITUEM A COMUNIDADE ESCOLAR (ALUNOS, PROFESSORES, GESTORES E FUNCION?RIOS), A GESTÃO DAS ATIVIDADES; E O PERÍODO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, QUE INCLUIU PLANEJAMENTO, ESTUDOS E REGÊNCIA. PARA NORTEAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS UTILIZAMOS COMO APORTES TEÓRICOS AS LEIS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO COMO A LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB), BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E AINDA OS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN). COMPREENDEMOS QUE ESSES RELATOS REAFIRMAM AS TEORIAS ESTUDADAS NO CONTEXTO ACADÊMICO, QUE NOS FAZ REFLETIR QUE TODAS AS TEORIAS SÃO ESSENCIAIS PARA QUE ESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FATO ACONTE?A. FOCALIZAMOS A INTERDISCIPLINARIDADE E A LUDICIDADE NAS ATIVIDADES. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROMOVIDO PELA RESIDÊNCIA FOI UMA OPORTUNIDADE ENRIQUECEDORA PARA AS CONCEPÇÕES ACERCA DA DOCÊNCIA, ENQUANTO GRADUANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA E FUTURAS PEDAGOGAS, OPORTUNIZANDO, AINDA, FAZERMOS REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DO ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA MESMA.