O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), QUE CONTA COM FOMENTO DA CAPES, ? ATUALMENTE UM SIGNIFICATIVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ÂMBITO NACIONAL QUE ENVOLVE DIVERSOS CURSOS DE LICENCIATURAS E DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA SOCIAL E ACADÊMICA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO REFERIDO PROGRAMA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS E EX-BOLSISTAS DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UEPB C?MPUS III. PARA TANTO, DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO ESTE ESTUDO ? DE NATUREZA QUALITATIVA E FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, E ENTREVISTAS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COM OS CINCO BOLSISTAS (DOS VINTE E QUATRO QUE PARTICIPAM DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/CH/UEPB) DO NOVO PIBID QUE ATUAM NO PROGRAMA DESDE 2018 ATÉ OS DIAS ATUAIS E OUTROS QUATRO DE VERS?ES ANTERIORES DO PIBID DE PEDAGOGIA. FORAM CONSULTADOS: O SITE DA CAPES E ESTUDOS DE AUTORES, TAIS COMO GERHARDT E SILVEIRA (2009), SILVA (2015), BARROSO (2019): , PIMENTA E LIMA (2004) E LIMA (2006). OS RESULTADOS DESTA PESQUISA MOSTRAM QUE ESTE PROGRAMA FAZ SIGNIFICATIVA DIFEREN?A NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES E TEM IMPACTO POSITIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS. ALÉM DISSO, COLABORA COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.