ESTE TRABALHO PRETENDE APONTAR A CONTRIBUIÇÃO FORMATIVA, DE MÃO DUPLA, EXISTENTE ENTRE PRECEPTORAS E RESIDENTES DO PRP, POR MEIO DA ANÁLISE DE RELATOS REFLEXIVOS, CONSTRUÍDOS PELAS PRECEPTORAS, EXPONDO A EXPERIÊNCIA DE DIVIDIR A SUA SALA DE AULA, AO RECEBER SUGEST?ES E IDEIAS, BEM COMO A CONTRIBUIÇÃO DAS MESMAS NA ESTRUTURAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE DESTES ESTUDANTES DE LETRAS. PARA TANTO NOS VALEMOS DOS ESTUDOS DE PERRENOUD (2016) SOBRE AS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR, SIGNORINI (2006) PARA JUSTIFICAR O USO DA ESCRITA DO PROFESSOR, COMO DADO DE PESQUISA, SEGUIDO DA ANÁLISE DOS PAR?METROS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2002), FREIRE (1987) E DELORS (2003). O PRP PERMITE A CONSTRUÇÃO DE UMA COMPETÊNCIA REFLEXIVA, ONDE O VIGOR ACADÊMICO ALIA-SE ? EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA, ?QUELE PENSAR MATERIALIZADO, NOS TERMOS PR?TICOS, NAS POSSIBILIDADES E SOLUÇÕES E NAS VÁRIAS DESCONSTRUÇÕES E RECONSTRUÇÕES NECESSÁRIAS PARA ADAPTAR O SABER ? HETEROGENEIDADE DAS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE PROCESSO TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSOLIDAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO PROFESSOR, ESTUDANTE DE LETRAS E PERMITE AO PROFESSOR RESIDENTE UMA FORMAÇÃO CONTÍNUA EM SERVIÇO, AGREGANDO A SUA FORMAÇÃO INICIAL SABERES ATUALIZADOS, INDISPENS?VEIS AO SEU PAPEL SOCIAL.