AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE MONTEIRO QUE OFERTAM O ENSINO FUNDAMENTAL ESTÃO IMPLEMENTANDO UMA NOVA METODOLOGIA, QUE SÃO OS SIMULADOS PRODUZIDOS E APLICADOS PELA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TODAS AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL VISANDO PREPARAR OS ALUNOS PARA A PROVA BRASIL. TENDO ISSO EM VISTA, O PRESENTE TRABALHO COLETOU QUATRO SIMULADOS RESPONDIDOS POR 13 ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DURANTE O ANO DE 2019 PARA FAZER UMA PESQUISA QUANTITATIVA, DESCRITIVA E DOCUMENTAL, VISANDO ATINGIR O SEGUINTE OBJETIVO: IDENTIFICAR OS DESCRITORES DOMINADOS E NÃO DOMINADOS PELOS ALUNOS. ESSA AVALIAÇÃO ? ELABORADA ATRAVÉS DOS 21 DESCRITORES PRESENTE NA MATRIZ DA PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA. OS DESCRITORES QUE TODOS OS ALUNOS ACERTARAM FORAM: RECONHECER DIFERENTES FORMAS DE TRATAR UMA INFORMAÇÃO NA COMPARAÇÃO DE TEXTOS QUE TRATAM DO MESMO TEMA, EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES EM QUE ELE FOI PRODUZIDO E DAQUELAS EM QUE SERÁ RECEBIDO; E ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE PARTES DE UM TEXTO, IDENTIFICANDO REPETIÇÕES OU SUBSTITUIÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A CONTINUIDADE DE UM TEXTO. JÁ OS DESCRITORES QUE OS ALUNOS MENOS DOMINARAM FORAM: ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A TESE E OS ARGUMENTOS OFERECI?DOS PARA SUSTENT?-LA; E IDENTIFICAR A FINALIDADE DE TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS.