RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: USO DE NOVAS METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA.
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64703 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 434 "inscrito_id" => 933 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: USO DE NOVAS METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE DISCUTIR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, TENDO COMO REFERÊNCIA A NOSSA VIVÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VINCULADO A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. ESTE TRABALHO, PARTE DO PRINCÍPIO DAS DIFICULDADES DE LECIONAR. NESSA PERSPECTIVA, TENDO EM VISTA QUE NÃO BASTA DOMINAR UMA TEORIA ? NECESSÁRIO BUSCAR PRÁTICAS QUE ENVOLVA OS EDUCANDOS PARA TRANSFORMAR O ENSINO DE HISTÓRIA EM ALGO PRAZEROSO, UTILIZANDO ALÉM DAS AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS, INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS COMO VÍDEOS, MUSICAS, FILMES E DOCUMENT?RIOS. COM ESTE DIÁLOGO BUSCAMOS DEMOSTRAR COMO OCORREU A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA, ATRAVÉS DAS MÚSICAS ?NDIOS-LEGI?O URBANA E TRISTE, LOUCA OU M?- FRANCISCO EL HOMBRE NAS SALAS DE AULA DO 6º E 7º ANO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PADRE ANTONINO, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRADE-PB BEM COMO A RECEPÇÃO DOS EDUCANDOS A ESSE MÉTODO POUCO APLICADO PELOS DOCENTES, E QUE FOGE A ROTINA DAS AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS. A ESCOLHA DESSE MÉTODO DE ENSINO RETRATA A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO DE APRENDIZAGEM, VINCULANDO OS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DE VIDA DOS DISCENTES COM UMA ABORDAGEM MAIS DESCONTRA?DA, DEMONSTRANDO QUE O ENSINO DA HISTÓRIA TAMBÉM PODE SER DIVERTIDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE HISTÓRIA, MÚSICA, NOVAS METODOLOGIAS, NOVAS METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID933_19102019220824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA HEDILLA DE SOUSA ROBERTO" "autor_nome_curto" => "ROBERTO" "autor_email" => "vitooria.hedilla@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64703 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 434 "inscrito_id" => 933 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: USO DE NOVAS METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE DISCUTIR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, TENDO COMO REFERÊNCIA A NOSSA VIVÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VINCULADO A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. ESTE TRABALHO, PARTE DO PRINCÍPIO DAS DIFICULDADES DE LECIONAR. NESSA PERSPECTIVA, TENDO EM VISTA QUE NÃO BASTA DOMINAR UMA TEORIA ? NECESSÁRIO BUSCAR PRÁTICAS QUE ENVOLVA OS EDUCANDOS PARA TRANSFORMAR O ENSINO DE HISTÓRIA EM ALGO PRAZEROSO, UTILIZANDO ALÉM DAS AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS, INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS COMO VÍDEOS, MUSICAS, FILMES E DOCUMENT?RIOS. COM ESTE DIÁLOGO BUSCAMOS DEMOSTRAR COMO OCORREU A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA, ATRAVÉS DAS MÚSICAS ?NDIOS-LEGI?O URBANA E TRISTE, LOUCA OU M?- FRANCISCO EL HOMBRE NAS SALAS DE AULA DO 6º E 7º ANO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PADRE ANTONINO, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRADE-PB BEM COMO A RECEPÇÃO DOS EDUCANDOS A ESSE MÉTODO POUCO APLICADO PELOS DOCENTES, E QUE FOGE A ROTINA DAS AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS. A ESCOLHA DESSE MÉTODO DE ENSINO RETRATA A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO DE APRENDIZAGEM, VINCULANDO OS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DE VIDA DOS DISCENTES COM UMA ABORDAGEM MAIS DESCONTRA?DA, DEMONSTRANDO QUE O ENSINO DA HISTÓRIA TAMBÉM PODE SER DIVERTIDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE HISTÓRIA, MÚSICA, NOVAS METODOLOGIAS, NOVAS METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA22_ID933_19102019220824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA HEDILLA DE SOUSA ROBERTO" "autor_nome_curto" => "ROBERTO" "autor_email" => "vitooria.hedilla@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }