O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE DISCUTIR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, TENDO COMO REFERÊNCIA A NOSSA VIVÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA VINCULADO A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. ESTE TRABALHO, PARTE DO PRINCÍPIO DAS DIFICULDADES DE LECIONAR. NESSA PERSPECTIVA, TENDO EM VISTA QUE NÃO BASTA DOMINAR UMA TEORIA ? NECESSÁRIO BUSCAR PRÁTICAS QUE ENVOLVA OS EDUCANDOS PARA TRANSFORMAR O ENSINO DE HISTÓRIA EM ALGO PRAZEROSO, UTILIZANDO ALÉM DAS AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS, INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS COMO VÍDEOS, MUSICAS, FILMES E DOCUMENT?RIOS. COM ESTE DIÁLOGO BUSCAMOS DEMOSTRAR COMO OCORREU A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA, ATRAVÉS DAS MÚSICAS ?NDIOS-LEGI?O URBANA E TRISTE, LOUCA OU M?- FRANCISCO EL HOMBRE NAS SALAS DE AULA DO 6º E 7º ANO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PADRE ANTONINO, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRADE-PB BEM COMO A RECEPÇÃO DOS EDUCANDOS A ESSE MÉTODO POUCO APLICADO PELOS DOCENTES, E QUE FOGE A ROTINA DAS AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS. A ESCOLHA DESSE MÉTODO DE ENSINO RETRATA A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO DE APRENDIZAGEM, VINCULANDO OS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DE VIDA DOS DISCENTES COM UMA ABORDAGEM MAIS DESCONTRA?DA, DEMONSTRANDO QUE O ENSINO DA HISTÓRIA TAMBÉM PODE SER DIVERTIDO.