OBJETIVANDO REFLETIR SOBRE A MEDIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA ENQUANTO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES, ENXERGANDO A LEITURA POR UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES PARA INOVAÇÕES NO CONTEXTO DE SALA DE AULA E REFLEXÃO ACERCA DOS DIFERENTES GÊNEROS LITERÁRIOS, DISCUTIREMOS A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), POR VIABILIZAR A INTERAÇÃO ENTRE ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA DE FORMA REFLEXIVA ACERCA DA TEORIA E PRÁTICA. NESTE TRABALHO ESPECIFICANDO UMA TURMA DO 7º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL EM QUE EST?VAMOS INSERIDAS, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, SERÁ RELATADO OS RESULTADOS OBTIDOS COM AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS ALUNOS E N?S, LICENCIANDAS, COM O INTUITO DE REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A INTERVENÇÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO ESCOLAR. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS SER?O CONTEMPLADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE GERALDI (2001), SOL? (2014) E LAJOLO (1982).