O PRESENTE RELATO TECE SOBRE UM MINICURSO SOBRE ENERGIA, NA TENTATIVA DE PROMOVER UMA APROXIMAÇÃO DA FÍSICA AO COTIDIANO DOS ALUNOS, UTILIZANDO-SE DO CONTEXTO HISTÓRICO COM A TEMÁTICA DA PILHA DE ALESSANDRO VOLTA. O MINICURSO FOI REALIZADO PELOS ALUNOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, LOCALIZADA N ACIDADE DE QUEIMADAS-PB. COMO PÚBLICO TIVEMOS ALUNOS DO SEGUNDO E TERCEIRO ANO DA REFERIDA ESCOLA. O MINICURSO NA ESCOLA FOI BASTANTE SIGNIFICATIVA PARA NÓS RESIDENTES, A CONSIDERAR QUE A ABORDAGEM AO SEGUIR OS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E SUSTENTADO NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA, NOS FEZ ENTENDER QUE TAIS ESTRATÉGIAS CONTRIBUEM NO PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR, ALÉM DE DESPERTAR MAIS O INTERESSE DOS ALUNOS PELA CIÊNCIA.