DURANTE A TRAJETÓRIA TRILHADA NAS ESCOLAS SECUNDARISTAS ? COMUM O ALUNO DE MATEMÁTICA APRENDER TÉCNICAS E CONCEITOS QUE DEVERAM SER APLICADAS EM OUTRAS OCASIÕES DENTRO DA PRÓPRIA DISCIPLINA E FORA DELA, TORNANDO ASSIM A APRENDIZAGEM DA MATÉRIA ACUMULATIVA E INTERLIGADA DENTRO DE SI MESMO E DE OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O CONHECIMENTO ATRAVÉS DE ERROS E ACERTOS COMETIDOS POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO, AO RESPONDEREM UM QUESTIONÁRIO SOBRE POTENCIAÇÃO, RADICIAÇÃO. A APLICAÇÃO FOI DESENVOLVIDA EM SALAS DE AULA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, DA ESCOLA CIDADE INTEGRAL TÉCNICA DIONIZIO DA COSTA (PREMEM) DA CIDADE DE PATOS NO ESTADO DA PARAÍBA. O TRABALHO CONSISTE NA QUANTIFICAÇÃO DOS ERROS E ACERTOS NAS RESPOSTAS ESCRITAS DOS ESTUDANTES AO RESOLVEREM O QUESTIONÁRIO CITADOS. FORAM ANALISADAS AS RESPOSTAS DOS TESTES, APLICADOS A (24) ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, SENDO CLASSIFICADOS APENAS OS ERROS E ACERTOS, QUE ? O INTUITO DA PESQUISA. NESSE SENTIDO PELO NÚMERO DE ERROS, BEM COMO PELA QUANTIDADE DE RESPOSTAS PREENCHIDAS OBTIDAS, ? POSSÍVEL INFERIR QUE AS DIFICULDADES EM OPERAR E APLICAR OS CONCEITOS E REGRAS DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO SÃO PERTINENTES E QUE AS MAIORES DIFICULDADES ESTÃO RELACIONADAS ÀS OPERAÇÕES NUMÉRICAS E ÀS PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO.