CONSIDERANDO OS QUATRO EIXOS A SEREM TRABALHADOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESCRITA, ORALIDADE, GRAMÁTICA E LEITURA, ? IMPRESCIND?VEL QUE O PROFESSOR DESENVOLVA METODOLOGIAS QUE CONTEMPLEM UM OU MAIS EIXOS. NESTE TRABALHO, O OBJETIVO ? CONTEMPLAR OS EIXOS DA ESCRITA E DA GRAMÁTICA, UNINDO A PRÁTICA COM A TEORIA; PORTANTO, TRATA-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO REALIZADO NO DECORRER DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PROPONDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, ESPECIFICAMENTE O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO, ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS. PARA MUITOS ALUNOS, O ATO DE ESCREVER NORMALMENTE ? CONCEBIDO COMO CANSATIVO E MON?TONO DENTRO DA SALA DE AULA, PORTANTO, UMA DIDÁTICA PAUTADA NAS REDES SOCIAIS PODE TORNAR A ESCRITA PRAZEROSA E CONTRIBUIR PARA PRÁTICAS DE ESCRITA MAIS EFICIENTES. A PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA NOS ESTUDOS DE TEÓRICOS QUE DISCUTEM METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, SOBRETUDO ENVOLVENDO GÊNEROS TEXTUAIS, TAIS COMO ANTUNES (2003), MARCUSCHI (2010) E COELHO (2013), ENTRE OUTROS.