RESUMO
O PRESENTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO MEDIANTE O PROJETO "ABRA A GAIOLA LITERÁRIA?, REALIZADO NA ESCOLA CIDADE INTEGRAL ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ SOARES DE CARVALHO, COM TURMAS DE ENSINO MÉDIO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA POR INTERMÉDIO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA E INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, OBJETIVANDO A CONSTRUÇÃO INTELECTUAL DOS ALUNOS DIANTE DA NECESSIDADE DE VEICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE UM AMBIENTE CONFORT?VEL E FACILITADOR DO ACESSO ÀS OBRAS LITERÁRIAS. TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO AUXÍLIO DA CONSTRUÇÃO DO SENSO CRÍTICO, O PROJETO REVITALIZOU A BIBLIOTECA DA ESCOLA, PARA QUE OS DISCENTES TIVESSEM CONTATO COM O MUNDO LITERÁRIO POR MEIO DA INTERAÇÃO E DE LEITURAS PARTILHADAS. PARA A REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO FEZ-SE NECESSÁRIO INTERVENÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DE AUTORES COMO COSSON (2006), C?NDIDO (2004), KOCH E ELIAS (2006).