RESUMO: O ESCOPO DESTE RESUMO EXPANDIDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O PROJETO DE LEITURA E ESCRITA, QUE FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO ? DOCÊNCIA (PIBID) PELO SUBPROJETO LETRAS-PORTUGUÊS/1475 DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (CAMPUS III), INTITULADO "AS POSSIBILIDADES DE LEITURA E (RE)ESCRITA NO CONTO DE FADAS ?A CINDERELA?", APLICADO NO CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, DA REDE MUNICIPAL DE GUARABIRA/PB, NAS TURMAS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. BUSCAMOS TRABALHAR COM OS DISCENTES O PROCESSO DE LEITURA E (RE)ESCRITA ATRAVÉS DO GÊNERO ?CONTO DE FADAS?. SEGUIMOS OS POSTULADOS DE ANTUNES (2003), CAVALCANTI (2002) E (MARCUSCHI (2008) NAS ORIENTAÇÕES AO QUE SE DISCUTE PRÁTICAS DE LEITURAS, A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E GÊNEROS TEXTUAIS. OS RESULTADOS MOSTRAM DE MODO SIGNIFICATIVO A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS VOLTADOS PARA A LEITURA E ESCRITA QUE VISEM OPORTUNIZAR OS EDUCANDOS NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE SUJEITO AUT?NOMO E REFLEXIVO DIANTE DE TAIS PRÁTICAS COMUNICATIVAS.
PALAVRAS-CHAVE: CONTOS DE FADAS; LEITURA; ESCRITA; GÊNEROS TEXTUAIS.