PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64630 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 397 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O TEXTO DISCUTE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), DESENVOLVIDA PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA PARAÍBA (UEPB), NO CAMPUS VII, COM OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. ESSE PROGRAMA INTEGRA A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, OBJETIVANDO, DENTRE OUTRAS COISAS, IDENTIFICAR E DESENVOLVER METODOLOGIAS, EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS QUE CONTRIBUAM TANTO COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO PARA O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA DE PROFESSORES. ALÉM DESTES, A CRIAÇÃO E ESTREITAMENTO DO VÍNCULO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, POSSIBILITANDO AOS ALUNOS IMERSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO, FAVORECENDO A PRÁTICA COMO FOCO DO PROGRAMA, MAS TAMBÉM A POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO, AMBAS PODEM GERAR DIFERENCIAL SIGNIFICATIVO NA FORMAÇÃO. ESTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR PONTOS POSITIVOS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROJETO ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO QUE RECEBEU O PRP DE MATEMÁTICA UEPB-PATOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA CINCO (05) PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PESQUISADA. EM LINHAS GERAIS, OBSERVOU-SE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA NO ÂMBITO ESCOLAR, SOBRETUDO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NUMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA. POR MEIO DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES INVESTIGADOS E DAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA PODE INDICAR NECESSIDADE DE MELHOR ESTRUTURA DAS INSTITUIÇÕES PARA COMPORTAR OS PROJETOS BEM COMO MAIS TEMPO DISPONÍVEL PARA O PRECEPTOR ACOMPANHAR O TRABALHO REALIZADO, OBSERVAÇÕES ESTAS CONFORME O MODELO DE PROJETO PEDAGÓGICO ADOTADO EM INSTITUIÇÕES DE TEMPO INTEGRAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA., FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA., TEORIA-PRÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID397_19102019164057.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANCA MIKELLY FARIAS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "IANCA MIKELLY" "autor_email" => "iancamikelly123@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64630 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 397 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O TEXTO DISCUTE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), DESENVOLVIDA PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA PARAÍBA (UEPB), NO CAMPUS VII, COM OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. ESSE PROGRAMA INTEGRA A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, OBJETIVANDO, DENTRE OUTRAS COISAS, IDENTIFICAR E DESENVOLVER METODOLOGIAS, EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS QUE CONTRIBUAM TANTO COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO PARA O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA DE PROFESSORES. ALÉM DESTES, A CRIAÇÃO E ESTREITAMENTO DO VÍNCULO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, POSSIBILITANDO AOS ALUNOS IMERSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO, FAVORECENDO A PRÁTICA COMO FOCO DO PROGRAMA, MAS TAMBÉM A POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO, AMBAS PODEM GERAR DIFERENCIAL SIGNIFICATIVO NA FORMAÇÃO. ESTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR PONTOS POSITIVOS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROJETO ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO QUE RECEBEU O PRP DE MATEMÁTICA UEPB-PATOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA CINCO (05) PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PESQUISADA. EM LINHAS GERAIS, OBSERVOU-SE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA NO ÂMBITO ESCOLAR, SOBRETUDO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NUMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA. POR MEIO DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES INVESTIGADOS E DAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA PODE INDICAR NECESSIDADE DE MELHOR ESTRUTURA DAS INSTITUIÇÕES PARA COMPORTAR OS PROJETOS BEM COMO MAIS TEMPO DISPONÍVEL PARA O PRECEPTOR ACOMPANHAR O TRABALHO REALIZADO, OBSERVAÇÕES ESTAS CONFORME O MODELO DE PROJETO PEDAGÓGICO ADOTADO EM INSTITUIÇÕES DE TEMPO INTEGRAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA., FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA., TEORIA-PRÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID397_19102019164057.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANCA MIKELLY FARIAS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "IANCA MIKELLY" "autor_email" => "iancamikelly123@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }