O PRESENTE ARTIGO DESCREVE E ANALISA A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA ?WORLD CAFƆ, A PARTIR DO EVENTO ?CAFÉ COM QUÍMICA?, REALIZADO PELOS DISCENTES RESIDENTES DE QUÍMICA NA ESCOLA E.E.E.F.M. FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (1?,2?,3º ANOS), COM O INTUITO DE PROMOVER UMA MAIOR INTERAÇÃO NA RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR.
O ?WORLD CAFƆ ? UMA METODOLOGIA UTILIZADA PARA PROPORCIONAR AOS ALUNOS UM AMBIENTE DIFERENTE, MAIS INFORMAL, NO QUAL SE ESPERA A PARTICIPAÇÃO, O DIALOGO COLABORATIVO, ONDE TODOS POSSAM CONTRIBUIR PARA CONSTRUÇÃO DE IDEIAS PERTINENTES AOS TEMAS ABORDADOS.
OS 8 TEMAS ABORDADOS FORAM QUÍMICA DO BEIJO, NA INVESTIGAÇÃO, PERFUMES, ALIMENTOS, CORPO HUMANO, ?LCOOL E DROGAS, REMÉDIOS, E POR FIM QUÍMICA PARA VOC?. NO INTUITO DE DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PARA SUA VOLTA, NO SEU COTIDIANO, COMPARTILHANDO DESCOBERTAS, COM AUXÍLIO DE UM ALUNO RESIDENTE, ELE TEM COMO PAPEL REALIZAR PERGUNTAS AS PARTICIPANTES, FAZENDO COM QUE A DIALOGICIDADE FLUA MAIS FACILMENTE.
PORTANTO, CONCLUI-SE APÓS ANÁLISE DOS DEPOIMENTOS DOS ALUNOS, QUE A METODOLOGIA FOI BASTANTE SATISFATÓRIA, NO QUE SE DIZ RESPEITO A NOSSO OBJETIVO QUE ERA DESPERTAR A CURIOSIDADE E INTERESSE EM CONHECER MAIS AO SEU REDOR E DE COMO A QUÍMICA ? IMPORTANTE.