KIRIGAMIS UM ELO ENTRE: A ESCRITA MATEMÁTICA E A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64525 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 379 "inscrito_id" => 153 "titulo" => "KIRIGAMIS UM ELO ENTRE: A ESCRITA MATEMÁTICA E A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO" "resumo" => "RESUMO: ESTE ARTIGO TRAZ UMA INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DO KIRIGAMI (TÉCNICA PAPERCUTTING) OU ORIGAMIC ARQUITECTURE, ARTE QUE APORTA NO OCIDENTE EM MEADOS DE 1980 ATRAVÉS DO ARQUITETO E PROFESSOR MASAHIRO CHATANI, DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE T?QUIO. O PROJETO DE UM KIRIGAMI (OU MATRIZ DE CORTE E VINCO) ? FEITO A PARTIR DE VÁRIOS GRÁFICOS DE EQUAÇÕES NUM ÚNICO PLANO CARTESIANO, DA? A POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAR UMA FOLHA DE PAPEL A4 NUMA INTERFACE DE TRANSPOSIÇÃO DE CONCEITOS ALG?BRICOS ANALÍTICOS QUE PODEM SER APLICADOS LUDICAMENTE. UM DOS FENÔMENOS DE INTERESSE ENTRETANTO ? A DESCOBERTA COM EFEITO DE APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DA MANIPULAÇÃO MATEMÁTICA INTENCIONAL BASEADO EM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ELEMENTARES. NO INTUITO DE PERSUADIR ATRAVÉS DO KIRIGAMI COMO O OBJETIVO FINAL, ESPERAMOS TRAZER UM CAMPO DE EXPLORAÇÃO CUJO APELO AFETIVO DO DESIGN, VOLUMETRIA, TEXTURA DO PAPEL E DOBRADURAS DAS FORMAS PROP?E PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM BASEADA NUMA CONTEXTUALIZAÇÃO ARTÍSTICA. AS MATRIZES DE CORTE E VINCO TAMBÉM PODEM SER CONSTRUÍDAS ATRAVÉS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO E ? UMA INTERVENÇÃO BASTANTE INTUITIVA PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS NO UNIVERSO DAS TIC?S ? TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. A DOBRADURA E MONTAGEM DE UM KIRIGAMI REMETE A UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA QUE REQUER HABILIDADE COMPLEMENTARES QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, TEMA ENFATIZADO PELA BNCC DESDE O LETRAMENTO MATEMÁTICO ATÉ A PROATIVIDADE INVESTIGATIVA, PASSANDO PELO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E A MODELAGEM MANUAL, PACIÊNCIA E CONCENTRAÇÃO. O DESENVOLVIMETO DA PSICOMOTRICIDADE TAMBÉM ? UM TEMA PASS?VEL DE INVESTIGAÇÃO COM KIRIGAMIS. ESTA PROPOSTA DE ABORDAGEM APONTA REFLEXÕES ACERCA DE PRÁTICAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "KIRIGAMI, FUNÇÃO DE 1? GRAU, MATEMÁTICA ARTÍSTICA, LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO, LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID153_19102019182238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCONI COUTINHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARCONI" "autor_email" => "professormarconicoutinho@" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64525 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 379 "inscrito_id" => 153 "titulo" => "KIRIGAMIS UM ELO ENTRE: A ESCRITA MATEMÁTICA E A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO" "resumo" => "RESUMO: ESTE ARTIGO TRAZ UMA INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DO KIRIGAMI (TÉCNICA PAPERCUTTING) OU ORIGAMIC ARQUITECTURE, ARTE QUE APORTA NO OCIDENTE EM MEADOS DE 1980 ATRAVÉS DO ARQUITETO E PROFESSOR MASAHIRO CHATANI, DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE T?QUIO. O PROJETO DE UM KIRIGAMI (OU MATRIZ DE CORTE E VINCO) ? FEITO A PARTIR DE VÁRIOS GRÁFICOS DE EQUAÇÕES NUM ÚNICO PLANO CARTESIANO, DA? A POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAR UMA FOLHA DE PAPEL A4 NUMA INTERFACE DE TRANSPOSIÇÃO DE CONCEITOS ALG?BRICOS ANALÍTICOS QUE PODEM SER APLICADOS LUDICAMENTE. UM DOS FENÔMENOS DE INTERESSE ENTRETANTO ? A DESCOBERTA COM EFEITO DE APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DA MANIPULAÇÃO MATEMÁTICA INTENCIONAL BASEADO EM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ELEMENTARES. NO INTUITO DE PERSUADIR ATRAVÉS DO KIRIGAMI COMO O OBJETIVO FINAL, ESPERAMOS TRAZER UM CAMPO DE EXPLORAÇÃO CUJO APELO AFETIVO DO DESIGN, VOLUMETRIA, TEXTURA DO PAPEL E DOBRADURAS DAS FORMAS PROP?E PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM BASEADA NUMA CONTEXTUALIZAÇÃO ARTÍSTICA. AS MATRIZES DE CORTE E VINCO TAMBÉM PODEM SER CONSTRUÍDAS ATRAVÉS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO E ? UMA INTERVENÇÃO BASTANTE INTUITIVA PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS NO UNIVERSO DAS TIC?S ? TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. A DOBRADURA E MONTAGEM DE UM KIRIGAMI REMETE A UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA QUE REQUER HABILIDADE COMPLEMENTARES QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, TEMA ENFATIZADO PELA BNCC DESDE O LETRAMENTO MATEMÁTICO ATÉ A PROATIVIDADE INVESTIGATIVA, PASSANDO PELO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E A MODELAGEM MANUAL, PACIÊNCIA E CONCENTRAÇÃO. O DESENVOLVIMETO DA PSICOMOTRICIDADE TAMBÉM ? UM TEMA PASS?VEL DE INVESTIGAÇÃO COM KIRIGAMIS. ESTA PROPOSTA DE ABORDAGEM APONTA REFLEXÕES ACERCA DE PRÁTICAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "KIRIGAMI, FUNÇÃO DE 1? GRAU, MATEMÁTICA ARTÍSTICA, LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO, LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA26_ID153_19102019182238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCONI COUTINHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARCONI" "autor_email" => "professormarconicoutinho@" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }