A PRESENTE PESQUISA RELATA COMO FOI REALIZADA A ABORDAGEM DO CONTEÚDO A RESPEITO DO CONTINENTE ASIÁTICO NA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, TRAZENDO A DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO USO DE MAPAS E DE VÍDEOS EM SALA DE AULA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, IMPLANTADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018. DENTRE OS OBJETIVOS DA PESQUISA PODE-SE CITAR A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM O MAPA NO AMBIENTE ESCOLAR, ASSIM COMO RECORRER AOS VÍDEOS PARA QUE O ALUNO POSSA TER MAIS CLAREZA DO ASSUNTO MINISTRADO EM SALA DE AULA PELO PROFESSOR. A PESQUISA TAMBÉM DIALOGA A RESPEITO DA RELEVÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O ALUNO. POR MEIO DESTA, CONSTATOU-SE QUE A DEVIDA INTERVENÇÃO DO PROFESSOR RESIDENTE MOSTROU AOS ALUNOS COMO PODE SER ÚTIL A UTILIZAÇÃO DE MAPAS E VÍDEOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA.