A TEMÁTICA RADIOATIVIDADE ? CONTEÚDO PERTENCENTE ? DISCIPLINA DE QUÍMICA QUANDO O PÚBLICO ? O ENSINO MÉDIO, GERALMENTE ? UM DOS CONTEÚDOS QUE QUANDO MINISTRADO, ? DE FORMA SUPERFICIAL, MOTIVOS CITADO POR PARTES DOS PROFESSORES DESSA MODALIDADE ? POR POSSUIR UM TEMPO DE AULAS INSUFICIENTE EM RELAÇÃO A DEMANDA DE CONTEÚDOS. FAZER USO DA INTERDISCIPLINARIDADE PODE SER UTILIZADO PARA SOLUCIONAR OU REDUZIR ESSA CARGA HORÁRIA, ALÉM DE POSSIBILITAR AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM CONSTRUTIVA E SIGNIFICATIVA. A ELABORAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO SOBRE DETERMINADO ASSUNTO ? UMA FORMA DE CRIAR ATIVIDADES INOVADORAS E ATRATIVAS ENTRE A DISCIPLINA DE QUÍMICA COM PORTUGUÊS. PENSANDO NESSA POSSIBILIDADE, ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS CAUSADOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS 32 DISCENTES DE UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNENSTO DO REGO, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMAS INTERIOR DA PARAÍBA. FOI SOLICITADA AOS ALUNOS A ELABORAÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO CARTA PESSOAL RELATANDO A HISTÓRIA DA RADIOATIVIDADE, EM UMA SEGUNDA ETAPA REALIZO-SE APÓS DOIS MESES UMA DISCUSSÃO EM SALA SOBRE O MESMO CONTEÚDO. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS DE FORMA QUALITATIVA, ONDE A OBSERVAÇÃO POR PARTE DO PESQUISADOR FOI ELEMENTO FUNDAMENTAL, OS MESMO MOSTRARAM QUE O MÉTODO UTILIZADO CONTRIBUIU DE FORMA CONSTRUTIVA E SIGNIFICATIVA TANTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS QUANTO PARA AUXILIAR A RESOLVER O PROBLEMA DE O TEMPO SER CURTO PARA DESPERDIÇÁ-LO MINISTRANDO A PARTE TEÓRICA DA HISTÓRIA DA RADIOATIVIDADE.